Professores Confirmados

Alexandre Cabral

Alexandre Cabral

UERJ

Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Bennett, bacharel eclesiástico em Filosofia pelo Seminário São José do Rio de Janeiro, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), licenciado em Teologia pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Teologia na PUC-RJ. Professor adjunto do departamento de Filosofia da UERJ e professor de Filosofia do Instituto Federal Colégio Pedro II.

André Assis

André Assis

ID

Graduado em Psicologia e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica.

Carlos Eduardo Freire

Carlos Eduardo Freire

ABD/PUC-SP

Graduado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui formação psicoterapêutica na Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), filiada à International Federation of Daseinsanalyse (IFDA).

Cristine Mattar

Cristine Mattar

UFF

Doutora em Psicologia Social (UERJ), Pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora), Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Estudos da Subjetividade da Universidade Federal Fluminense na área de concentração Subjetividade e Clínica. Tem interesse pela interface entre filosofia e psicologia clínica fenomenológico-hermenêutica, com pesquisas voltadas para os temas do sofrimento, depressão, afetividade, realidade brasileira e clínica psicológica. Coordenadora do LAPHEPSI (Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Fenomenologia, Hermenêutica e Psicologia).

Gilberto Safra

Gilberto Safra

USP

Professor titular da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1976), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1990). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Psicologia da Religião, Intervenções e Consultas terapêuticas. Trabalho na perspectiva da Psicanálise inglesa (Winnicott, Milner) em diálogo com a filosofia e a literatura russa. Em suas pesquisas utiliza diálogos com Dostoevsky, Pavel Florensky, Vladimir Solovyov, Yannaras, Horujyi

Ida Cardinalli

Ida Cardinalli

ABD/PUC-SP

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica, mestre e doutora em Psicologia pela mesma instituição. Professora do Curso de Graduação de Psicologia da PUC/SP e do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica na PUC/SP. Atualmente, é Diretora da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" - Núcleo Extensionista da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - Psicologia - Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Membro efetivo da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD) e da International Federation of Daseinsanalysis - Zurique- Suiça.

Josefina Daniel Piccino

Josefina Daniel Piccino

SOBRAPHE

Mestre em Filosofia e Práticas Clínicas pela PUC/SP. Formada em Filosofia pela PUC/SP e em Psicologia pela UMESP/SP. Presidente da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA E ANÁLISE DO EXISTIR. Mentora da Análise da Relação Existenciária – ARE, analista do existir, supervisora clínica, coordenadora e professora dos cursos da SOBRAPHE

Louis Sass

Louis Sass

RUTGERS

Louis A. Sass tem fortes interesses interdisciplinares envolvendo a interseção da psicologia clínica com a filosofia, as artes e os estudos literários. Suas publicações incluem análises críticas da teoria psicanalítica; estudos fenomenológicos da esquizofrenia; e artigos sobre noções de verdade e de si na psicanálise, filosofia hermenêutica e pós-modernismo. Ele é o autor de "Loucura e Modernismo: Insanidade à Luz da Arte Moderna, Literatura e Pensamento" e "Os Paradoxos da Ilusão: Wittgenstein, Schreber e a Mente Esquizofrênica". Ele também co-editou "Hermenêutica e Teoria Psicológica". Dr. Sass é membro do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, Nova York, e recebeu bolsas da National Endowment for the Humanities e da Fulbright Foundation. Atualmente, ele é membro do Instituto de Humanidades de Nova York e pesquisador associado na história da psiquiatria na Cornell Medical College. Ele também é pesquisador associado do Center for Cognitive Science e atua no corpo docente do Programa de Literatura Comparada, ambos da Rutgers.

Marco Casanova

Marco Casanova

ID/UERJ

Graduado em Letras (português) e Licenciado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), pós-doutor pela Universität Freiburg (2006) e pós-doutor pela Universität Freiburg (2006). Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica.

Paulo Cesar Gil Ferreira

Paulo Cesar Gil Ferreira

UERJ

Professor Adjunto de Filosofia Geral e História da Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui Doutorado e Mestrado em Filosofia pela mesma instituição. Graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Áreas de interesse: Fenomenologia e Hermenêutica; Filosofia da Ciência; Ética e Filosofia Política.

Robson Ramos ds Reis

Robson Ramos ds Reis

UFSM

Robson Ramos dos Reis é Graduado em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), metre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Alice Holzhey-Kunz

Alice Holzhey-Kunz

GAD - SUIÇA

Alice Holzhey-Kunz, Doutora em filosofia, estudou filosofia e história na Universidade de Zurique entre 1964-1971. Em seguida, foi candidata à formação e assistente do Instituto Daseinsanalítico de Zurique. Desde 1976, trabalha como psicanalista a partir de uma corrente daseinsanalítica em uma clínica própria. Desde 1991, é Presidente da Sociedade para Antropologia Hermenêutica e Daseinsanálise (GAD) e co-diretora do Seminário Daseinsanalítico de Zurique (DaS), Alice Holzhey-Kunz tem uma série de publicações: Leiden am Dasein (Sofrimento com o ser-aí) 1994; Das Subj] Daseinsanalyse. A visão filosófico-existencial do sofrimento psíquico e sua terapia 2014 (Via Verita 2018). Coeditora das Obras seletas de Ludwig Binswanger, 1994.

Antonia Tonus

Antonia Tonus

SBPFE

Antonia Tonus é graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1995) e mestrado em Psiquiatria pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (2003). Atualmente é médica psiquiatra - Consultório Médico Privado, membro do corpo clínico da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno- Estrutural, professora convidada da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e médica psiquiatra do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ensino em Psicopatologia Geral e Fenomenológica.

Carmem Barreto

Carmem Barreto

LACLIFEP/UNICAP

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1972), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora (2018). Professora da Universidade Católica de Pernambuco. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em "Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial - LACLIFEP" vinculado à linha de Pesquisa "Práticas Psicológicas e Demandas Sociais Contemporâneas" do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco.

Daniela Ceron Litvoc

Daniela Ceron Litvoc

SBPFE

Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Mestrado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Professora do Curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da FCMSCSP. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE). Presidente da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE) desde março de 2018. Editora da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea.

Guilherme Messas

Guilherme Messas

FCMSC-SP

Psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP com mestrado e doutorado pela mesma instituição e pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Estudioso dos temas: psicopatologia fenomenológica; psicopatologia da embriaguez por álcool e drogas; depressão; psicose e drogas; história da psiquiatria. Coordenador do curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e editor da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea.

Irene Borges-Duarte

Irene Borges-Duarte

UE

Doutora em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid (1994). Foi docente na Universidade Complutense de Madrid (Espanha) e é, atualmente, professora associada na Universidade de Évora (Portugal), na mesma instituição foi diretora do Curso de Doutoramento em Filosofia da UÉ (2011-2017). Presidente da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica (AFFEN) desde 2011. Membro da Direção da Sociedade Iberoamericana de Estudos Heideggerianos (desde 2017).

João Augusto Pompéia

João Augusto Pompéia

ABD

Psicoterapeuta e supervisor clínico, graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde foi professor. Membro fundador da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), escritor dos livros "Na Presença do Sentido" e "Os Dois Nascimentos do Homem", em parceria com Bilet Tatit Sapienza.

Luis Fernando Cardona Suárez

Luis Fernando Cardona Suárez

PUJ

Doutor em Filosofia pela Universidade de Filosofia de Munique. Professor titular da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Javeriana. Diretor do grupo de pesquisada: Filosofia da Dor. É membro da RED Iberoamericana Leibniz e da Sociedade Colombiana de Filosofia.

Maria de Fátima

Maria de Fátima

ABD

Psicóloga clínica em consultório particular, tradutora da obra Seminário de Zollikon de Martin Heidegger e atual presidente da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), filiada à International Federation of Daseinsanalyse (IFDA).

Paulo Evangelista

Paulo Evangelista

UFMG

É Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Mestre em Filosofia e graduado em Psicologia pela PUC-SP. É autor de artigos e organizador de livros sobre psicologia fenomenológica existencial e autor de Psicologia Fenomenológica Existencial - A Prática Psicológica à luz de Heidegger (Ed. Juruá, 2016). Em 2019 ingressou como docente na UFMG.

Tito Marques Palmeiro

Tito Marques Palmeiro

Tito Marques Palmeiro é professor do departamento de filosofia da UERJ e contribui esporadicamente para as especializações em Arte e filosofia e Filosofia contemporânea da PUC-Rio. Seus trabalhos interrogam o sentido do momento contemporâneo e sua relação com a tradição, discutindo, em particular, a arte, o saber e a técnica. É autor de diversos artigos em periódicos acadêmicos sobre as obras de Heidegger e de Merleau-Ponty, assim como sobre a filosofia da computação e a linguagem.

Ana Maria Feijoo

Ana Maria Feijoo

IFEN/UFRJ

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1976), mestra em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas RJ (1983) e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), com pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

Beto Machado

Beto Machado

ID

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Doutor em Filosofia pela Universidade de Évora, Portugal (CAPES 2018), sob orientação de Irene Borges-Duarte e Marco Casanova. Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica. Atua como psicoterapeuta, supervisor clínico e professor.

Christine Lopes

Christine Lopes

NHS

Christine Lopes obteve seu doutorado em Filosofia na Universidade de Londres, Birkbeck College, e seu mestrado e bacharelado em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela lecionou em universidades na Inglaterra e no Brasil. Seus interesses são históricos e analíticos e dizem respeito a tópicos canônicos em epistemologia, filosofia da mente e ética, além de questões sobre mulheres em filosofia, teoria de gênero e filosofia judaica. Atualmente, é filósofa independente com sede na Inglaterra, onde mora. Lopes é a fundadora do Later German Philosophy Project (https://latergermanphilosophy.com) e ocupa uma posição clínica sênior como psicoterapeuta registrado no Serviço Nacional de Saúde (NHS) na Inglaterra.

Elza Dutra

Elza Dutra

UFRN

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1976), mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho (1982) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Titular de Psicologia Clínica Fenomenológica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutora pela UFF-RJ. Docente-pesquisadora do PPgPsi, orientadora de Mestrado e Doutorado. Coordenadora do Grupo de Estudos Subjetividade e Desenvolvimento Humano-GESDH/UFRN/CNPq. Coordenadora do GT- Psicologia & Fenomenologia- ANPEPP (2014-2016 e 2018-2020).

Henriette Morato

Henriette Morato

LEFE/USP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo em 1989. Professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris 7 entre 2005 e 2006, com pesquisa realizada na Universidade de Firenze. Possui 48 capítulos de livros e 7 livros publicados. Coordenadora do Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) da USP.

Joelson Tavares Rodrigues

Joelson Tavares Rodrigues

UFRJ

Médico psiquiatra, Mestre e Doutor em Psicologia. Professor Adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Curso de Medicina da UFRJ - Macaé. Coordenador do projeto de pesquisa "Medicina, Psiquiatria e Sofrimento Psíquico na Era da Técnica". Coordenador do projeto de extensão "Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema". Tem experiência em Medicina, com foco em Psiquiatria e Psicologia Médica e em Gestão Pública, especialmente nas áreas de Educação Superior, Ciência e Tecnologia. Tem particular interesse pela inter-relação entre Medicina e Ciências Humanas, sobretudo Filosofia e Psicologia.

Kleber Barreto Duarte

Kleber Barreto Duarte

UNIP

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é pesquisador e supervisor na área de Acompanhamento Terapêutico (AT) da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: acompanhamento terapêutico, psicanálise, psicologia, práticas psicoterápicas e transicionalidade.

Marcelo Sodelli

Marcelo Sodelli

PUC-SP

Graduado em Psicologia pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Atualmente é Coordenador do Grupo de Pesquisa: Pensamento Fenomenológico e os desdobramentos na clínica psicológica e na educação. Atua desde 2007 como Professor Assistente-Doutor do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Membro da Equipe de Fenomenologia.

Michael Steinmann

Michael Steinmann

SPEP/SIT

Professor assistente em Freirburg, professor adjunto no Stevenson Instituto for Technology New Jersey e diretor do programa de humanidade e ciências sociais, autor de vários livros e artigos sobre Heidegger, Nietzsche, Jaspers e Dilthey entre outros.

Roberto Novaes de Sá

Roberto Novaes de Sá

UFF

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia na área de concentração Estudos da Subjetividade. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia Existencial, Hermenêutica, Daseinsanalyse, Martin Heidegger, práticas clínicas e modos de existência na contemporaneidade.