CONFERÊNCIAS CONFIRMADAS:

ALEXANDRE CABRAL

Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Bennett, bacharel eclesiástico em Filosofia pelo Seminário São José do Rio de Janeiro, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), licenciado em Teologia pela Universidade Santa Úrsula,  mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Teologia na PUC-RJ. Professor adjunto do departamento de Filosofia da UERJ e professor de Filosofia do Instituto Federal Colégio Pedro II. 

ANA MARIA  FEIJOO

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1976), mestra em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas RJ (1983) e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), com pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). 

ANDRÉ ASSIS

Graduado em Psicologia e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica. 

BETO MACHADO

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Doutor em Filosofia pela Universidade de Évora, Portugal (CAPES 2018), sob orientação de Irene Borges-Duarte e Marco Casanova. Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica. Atua como psicoterapeuta,  supervisor clínico e professor. 

 

CARLOS EDUARDO FREIRE

Graduado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui formação psicoterapêutica na Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), filiada à International Federation of Daseinsanalyse (IFDA).

CARMEM BARRETO

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1972), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora (2018). Professora da Universidade Católica de Pernambuco. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em "Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial - LACLIFEP" vinculado à linha de Pesquisa "Práticas Psicológicas e Demandas Sociais Contemporâneas" do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco.

CRISTINE MATTAR

Doutora em Psicologia Social (UERJ), Pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora), Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Estudos da Subjetividade da Universidade Federal Fluminense na área de concentração Subjetividade e Clínica. Tem interesse pela interface entre filosofia e psicologia clínica fenomenológico-hermenêutica, com pesquisas voltadas para os temas do sofrimento, depressão, afetividade, realidade brasileira e clínica psicológica. Coordenadora do LAPHEPSI (Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Fenomenologia, Hermenêutica e Psicologia).

DANIELA CERON-LITVOC

Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Mestrado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Professora  do Curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da FCMSCSP.
Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE).

Presidente da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE) desde março de 2018. Editora da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea.

ELZA DUTRA

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1976), mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho (1982) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Titular de Psicologia Clínica Fenomenológica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutora pela UFF-RJ. Docente-pesquisadora do PPgPsi, orientadora de Mestrado e Doutorado. Coordenadora do Grupo de Estudos Subjetividade e Desenvolvimento Humano-GESDH/UFRN/CNPq. Coordenadora do GT- Psicologia & Fenomenologia- ANPEPP (2014-2016 e 2018-2020).

GUILHERME MESSAS

Psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP com mestrado e doutorado pela mesma instituição e pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Estudioso dos temas: psicopatologia fenomenológica; psicopatologia da embriaguez por álcool e drogas; depressão;  psicose e drogas; história da psiquiatria. Coordenador do curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e editor da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea.

HENRIETTE MORATO

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo em 1989. Professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris 7 entre 2005 e 2006, com pesquisa realizada na Universidade de Firenze. Possui 48 capítulos de livros e 7 livros publicados. Coordenadora do Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) da USP.

IDA CARDINALLI

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica, mestre  e doutora em Psicologia  pela mesma instituição. Professora do Curso de Graduação de Psicologia da PUC/SP e do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica na PUC/SP. Atualmente, é Diretora da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" - Núcleo Extensionista da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - Psicologia - Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Membro efetivo da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD) e da International Federation of Daseinsanalysis - Zurique- Suiça.

IRENE

BORGES DUARTE

Doutora em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid (1994). Foi docente na Universidade Complutense de Madrid (Espanha) e é, atualmente, professora associada na Universidade de Évora (Portugal), na mesma instituição foi diretora do Curso de Doutoramento em Filosofia da UÉ (2011-2017). Presidente da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica (AFFEN) desde 2011. Membro da Direção da Sociedade Iberoamericana de Estudos Heideggerianos (desde 2017). 

JOÃO AUGUSTO POMPÉIA

Psicoterapeuta e supervisor clínico, graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde foi professor. Membro fundador da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), escritor dos livros "Na Presença do Sentido" e "Os Dois Nascimentos do Homem", em parceria com Bilet Tatit Sapienza.

JOSEFINA DANIEL PICCINO

Mestre em Filosofia e Práticas Clínicas pela PUC/SP. Formada em Filosofia pela PUC/SP e em Psicologia pela UMESP/SP. Presidente da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA E ANÁLISE DO EXISTIR. Mentora da Análise da Relação Existenciária – ARE, analista do existir, supervisora clínica, coordenadora e professora dos cursos da SOBRAPHE

MARCO CASANOVA

Graduado em Letras (português) e Licenciado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), pós-doutor pela Universität Freiburg (2006) e pós-doutor pela Universität Freiburg (2006). Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica. 

MARIA DE FÁTIMA

Psicóloga clínica em consultório particular, tradutora da obra Seminário de Zollikon de Martin Heidegger e atual presidente da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), filiada à International Federation of Daseinsanalyse (IFDA).

PAULO EVANGELISTA

É Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Mestre em Filosofia e graduado em Psicologia pela PUC-SP. Foi professor na Universidade Paulista (UNIP) de Psicologia Humanista e Psicologia Fenomenológica e supervisor clínico, sendo também responsável (líder de disciplina) pela elaboração dos planos de ensino e de apostilas para autoavaliação dos alunos (2008 - 2016). Foi professor substituto no curso de Psicologia da PUC-SP. Foi membro voluntário do Laboratorio de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) do Instituto de Psicologia da USP (2012 - 2016). É autor de artigos e organizador de livros sobre psicologia fenomenológica existencial e autor de Psicologia Fenomenológica Existencial - A Prática Psicológica à luz de Heidegger (Ed. Juruá, 2016). Em 2019 ingressou como docente na UFMG

  • Facebook Classic
  • Instagram ícone social

"Mas as flores, se sentissem, não eram flores, eram gente"
(Alberto Caeiro)