Palestrantes

Adriano Holanda

LabFeno-UFPR

Graduado em Psicologia (1987), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de Brasília (1993) e Doutorado em Psicologia pela PUC-Campinas (2002). Pós-Doutorado em Psicologia (2003-2006, CNPQ/UnB) e Pós-Doutorado em Filosofia (2019, UFU). Professor Associado do Departamento de Psicologia, Orientador de Mestrado e Doutorado nos Programas de Pós-Graduação de Psicologia e de Educação na Universidade Federal do Paraná. Editor Chefe das revistas Phenomenology, Humanities and Sciences, e da Revista da Abordagem Gestáltica; e Editor Associado da revista Interação em Psicologia (UFPR). Coordenador do Laboratório de Fenomenologia e Subjetividade (LabFeno-UFPR). Membro Colaborador do Círculo Latino Americano de Fenomenologia, Coordenador (2016-2020) e Vice-Coordenador (2020-2022) do Grupo de Trabalho Fenomenologia, Saúde e Processos Psicológicos (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia, ANPEPP). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia, Fenomenologia Husserliana, Psicoterapias, Abordagens Fenomenológicas e Existenciais, Psicologia da Religião, História da Psicologia e Pesquisa Fenomenológica, Psicologia Clínica, Processos de Saúde/Doença, Psicopatologia e Saúde Mental.

Alfried Längle

International Society for Logotherapy and Existential Analysis

Alfried Längle, médico doutor, professor, nascido em 1951 na Áustria, estudou medicina e psicologia nas Universidade de Innsbruck, Roma, Toulouse e Viena. Depois de anos de trabalho hospitalar em medicina geral e psiquiatria ele começou a prática particular de psicoterapia, medicina geral e psicologia clínica em Viena (desde 1982). Colaborou de perto com Viktor Frankl de 1981 a 1991. Fundador (1983) e presidente (até 2017) da Sociedade Internacional de Logoterapia e Análise Existencial (Viena). Professor de muitas universidades na Europa e América. Professor de psicologia aplicada (psicoterapia) na Escola Superior de Economia de Moscou (desde 2004), na Universidade Sigmund Freud em Viena (2011) e na Universidade de Klagenfurt, na Áustria (desde 2006). Fundador da escola de treinamento em Psicoterapia Analítico-Existencial. Vice-presidente da Federação Internacional de Psicoterapia (IFP, 2002 - 2010). Seis cadeiras honorárias em medicina e psicologia.

André Pimenta de Melo

ABRAMD-Fenomenologia

Psicólogo clínico e sanitarista, graduado em Psicologia pela PUC-SP. Residência em Saúde Mental pelo departamento de Saúde Coletiva da UNICAMP (2016-2018). Mestrando em Saúde Coletiva UNICAMP (2019-2022). Professor dos cursos de especialização em ‘‘Saúde da Atenção e Gestão do Cuidado na Atenção Básica’’ de extensão ‘‘Capacitação para equipe de saúde em apoio Paidéia’’ e ‘‘Co-gestão da clínica ampliada e compartilhada’’/ UNICAMP desde 2018. Membro do LEIPSI-UNICAMP(Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos) desde 2016. Coordenador da ABRAMD-Fenomenologia desde 2018. Foi Preceptor da Liga de Farmacodependências (PROAD-UNIFESP) (2015; 2020) . Autor do livro’ Autopoiese e Psicologia: Por uma Cognição além da Lógica da Representação’’. Possui experiência de assistência em diferentes equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial e psicologia clínica.

Angela Woods

Universidade de Durham

Angela Woods é professora de ciências humanas com especial interesse por questões médicas na Universidade de Durham. Ela é uma pesquisadora interdisciplinar que trabalha na intersecção de teoria cultural, estudos literários, e filosofia. Seus interesses de pesquisa incluem o estudo de relatos teóricos e subjetivos da experiência psicótica, identidade narrativa, e o papel da narrativa nas ciências humanas com ênfase em questões médicas.

Caio Monteiro Silva

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC; Gestalt-Terapeuta pelo Instituto Gestalt do Ceará - IGC; Formado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Atualmente é Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Ceará - UFC (Linha de Pesquisa: Sujeito e Cultura na Contemporaneidade), Pesquisador do Laboratório de Psicologia em Subjetividade e Sociedade - LAPSUS, Professor no curso de psicologia da Faculdade Ari de Sá (FAS) e do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Desenvolve trabalhos no campo dos estudos Pós-Coloniais trabalhando com os temas: Epistemologia, Ética, Família, Sociedade e Subjetividades Contemporâneas. Atua clinicamente sob a perspectiva das abordagens Fenomenológico-Existenciais.

Carlos Morujão

AFFEN/UCP

Carlos Morujão é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, Coordenador da Área Científica de Filosofia e membro da Direção do CEFi. Doutorou-se em 2002 com uma tese intitulada Schelling e o Problema da Individuação. Coordenou, entre 2007 e 2011, o projeto de investigação «A Recepção da Revolução Francesa pela Filosofia Alemã dos finais do século XVIII e inícios do século XIX», financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É sócio fundador da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica e antigo membro da Direção. As áreas em que investiga atualmente são a filosofia de Kant, a filosofia do neo-kantismo e a Fenomenologia de Husserl. Tem livros e artigos publicados em Portugal, Espanha, França e Alemanha.

Cassiana Lopes Stephan

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em razão da promoção antecipada e direta do Mestrado para o Doutorado concedida pela CAPES. Entre 2018 e 2019, participou do programa de doutorado sanduíche da CAPES no Laboratoire Savoirs, Textes, Langage, na École Doctorale de Sciences de l'Homme et de la Société da Université de Lille, sob a supervisão do Prof. Dr. Philippe Sabot. Entre julho de 2019 e setembro de 2019, esteve em estágio de pesquisa no Institut Mémoires de l'Édition Contemporaine em pareceria com o Centre Michel Foucault, em razão da primeira bolsa Michel Foucault. Atualmente, sob a orientação do Profº Drº André de Macedo Duarte e coorientação da Profª Drª Inara Zanuzzi, desenvolve a tese intitulada "Estéticas da amizade: da política dos deveres à ética do cuidado de si".

Cristine Mattar

UFF

Doutora em Psicologia Social (UERJ), Pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora), Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Estudos da Subjetividade da Universidade Federal Fluminense na área de concentração Subjetividade e Clínica. Tem interesse pela interface entre filosofia e psicologia clínica fenomenológico-hermenêutica, com pesquisas voltadas para os temas do sofrimento, depressão, afetividade, realidade brasileira e clínica psicológica. Coordenadora do LAPHEPSI (Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Fenomenologia, Hermenêutica e Psicologia).

Daniela Ceron-Litvoc

SBPFE

Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Mestrado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Professora do Curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da FCMSCSP. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE). Presidente da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE) desde março de 2018. Editora da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea.

Fabíola Pozuto Josgrilberg

SOBRAPHE

Doutora em Psicologia pela USP, mestre pela PUC-SP e graduada em Psicologia pela UMESP

Flávio Guimarães-Fernandes

SBPFE

Médico Psiquiatra do Instituto de Psiquiatria - USP, Editor da Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea e Membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural.

Gabriel da Silva

LACLIFEP

Psicólogo (CRP 02/23136), membro-pesquisador do LACLIFEP, mestrando da Linha de Pesquisa Práticas Psicológicas e Demandas Sociais Contemporânea do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco, bolsista CAPES. Integra o grupo de pesquisa Práticas Clínicas: Psicologia e Política.

Guilherme Messas

FCMSC-SP

Psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP com mestrado e doutorado pela mesma instituição e pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Estudioso dos temas: psicopatologia fenomenológica; psicopatologia da embriaguez por álcool e drogas; depressão; psicose e drogas; história da psiquiatria. Coordenador do curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e editor da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea.

Ileno Izídio da Costa

LabFeno-UFPR

Psicólogo Clínico pela Universidade de Brasília; Bacharel em Comunicação Social (Jornalismo) pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília; Especializado em Psicologia e Psicoterapia Conjugal e Familiar (CEFAM) e em Psicologia Clínica (CRP-01); Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela UnB; Master of Arts in Philosophy and Ethics of Mental Health (University of Warwick/Reino Unido) e Doutor em Psicologia Clínica pela UnB/University of Warwick. Professor Adjunto do Departamento de Psicologia Clínica da UnB. Participa de GTs sobre Saúde Mental da Câmara dos Deputados (Federal) e sobre Medida de Segurança do Ministério Público do DF. Vice-Lider da Linha de Pesquisa "Psicopatologia, Psicoterapia e Linguagem" do Laboratório de Psicopatologia e Psicanálise (PCL/PsiCC/IP/UnB) e Colaborador do Grupo de Pesquisa "Clínica da Atenção Psicossocial e Uso de Álcool e outras Drogas", coordenado pelo PSICLIN/UFSC. Finalizou Pós-Doutorado na Universidade Católica Portuguesa (Lisboa) sobre Fenomenologia da Crise Psíquica (2018).

José Paulo Giovanetti

FAJE

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora
Medianeira (1974), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de
Minas Gerais (1981), especialização em Filosofia pela Universidade Federal do
Rio de Janeiro (1975), mestrado (1983), doutorado (1986) e pós-doutorado
(1991) em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professor
aposentado da UFMG. Atualmente, professor do Curso de Especialização em
Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise existencial. Autor de numerosos
artigos e dos livros: “Psicoterapia fenomenológico-existencial: fundamentos
filosófico-antropológicos” e “Psicoterapia antropológica. As contribuições de
Binswanger e Gendlin”

Juliano Pessanha

É graduado em filosofia pela Universidade de São Paulo (1986), mestre em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009) e doutor em Filosofia na Universidade de São Paulo (2017). Autor de Recusa do não-lugar (Ubu- 2018), da trilogia Sabedoria do nunca (1999), Ignorância do sempre (2000) e Certeza do agora (2002), também publicou Instabilidade perpétua (2009), todos reunidos em nova edição sob o título Testemunho transiente (Cosac Naify, 2015), vencedor do Prêmio APCA, Grande Prêmio da Crítica, categoria Literatura. É pesquisador no grupo de pesquisa Filosofia e práticas psicoterápicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), liderado por Zeljko Loparic, com certificação do CNPq. São suas áreas de interesse a filosofia contemporânea (Nietzsche, Heidegger e Sloterdijk) e as relações entre filosofia e literatura (Kafka, Musil, Gombrowicz, Blanchot e Cioran). É professor da pós-graduação em Formação de Escritores do Instituto Superior de Educação Vera Cruz. Dirige grupos de estudo de filosofia desde 1998.

Laiz Maria Silva Chohfi

LEFE-USP

Graduada em Psicologia (USP), Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP) e doutoranda pelo mesmo programa em dupla-titulação com a Universidade de Évora (Portugal). Colaboradora dos laboratórios de pesquisa LEFE/USP e do Práxis (UÉvora/Portugal). Docente da Universidade Paulista (UNIP).

Luciana Gomes Pinto Amaral de França Pereira

Associação Brasileira de Eutonia

Psicóloga, e eutonista, formada em Eutonia pela Escola Brasileira de Eutonia (2001). Fundadora, coordenadora e professora no Instituto Brasileiro de Eutonia desde 2007, ministrando aulas de eutonia, psicologia e neurofisiologia. Ministrou aulas em grupo de Eutonia no Hospital do Servidor Público Estadual de 2005 a 2010. Atua como psicóloga e eutonista e ministra aulas em grupos de Eutonia. Cursou a formação em Gestalt-terapia pelo Sedes Sapientiae de 2012 a 2013. Atualmente cursando a formação em Experiência Somática desde 2019.

Marcos Oreste Colpo

ABD

Possui graduação em Psicologia (1975), mestrado e doutorado em Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo - FEUSP 2002 e 2007. Professor Doutor do curso de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Título de especialista em Psicologia Clínica, atendimento clínico de adolescentes, adultos e casais na Abordagem Daseinsanalítica. Membro efetivo e diretor da Associação Brasileira de Daseinsanalyse - ABD (Filiada à International Federation of Daseinsanalysis - Zurich-Suiça) e coordenador da Revista Daseinsanalyse - publicação anual. Pesquisador no grupo de Pesquisa: Universidade Católica de Pernambuco/UNICAP, Grupo de Pesquisa em Psicologia Clínica, sub-áreas: Psicanálise e Práticas Psicológicas. Pesquisador no Grupo CNPQ: Psicossomática e Psicologia Hospitalar -PUCSP.

Maria de Fátima de Almeida Prado

ABD

Psicóloga clínica em consultório particular, tradutora da obra Seminário de Zollikon de Martin Heidegger e atual presidente da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), filiada à International Federation of Daseinsanalyse (IFDA).

Nara Helena Lopes Pereira da Silva

USP

Nara Helena Lopes Pereira da Silva, professora colaboradora no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Pós-doutoranda (FAPESP 18/11351-2), projeto “Psicoterapia mediada pelas TICs: um estudo longitudinal”. Doutorado (FAPESP) com estágio no exterior em fenomenologia (CAPES-PDEE), Mestre (CAPES) e graduada pela FFCLRP-USP, aprimoramento em Psicologia Hospitalar Incor HCUSP (FUNDAP). Atua com psicologia fenomenológica, supervisora e pesquisadora em psicoterapia nas modalidades face a face e on-line e estuda a interface entre psicologia e campo digital. Co-autora do livro “Psicoterapia On-line: manual para a prática clínica”, kindle-Amazon, 2020 e “Consultas terapêuticas on-line na saúde mental, Manole, 2021. E-mail: nara.helena@gmail.com

Paulo Cesar Gil Ferreira

UERJ

Professor Adjunto de Filosofia Geral e História da Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui Doutorado e Mestrado em Filosofia pela mesma instituição. Graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Áreas de interesse: Fenomenologia e Hermenêutica; Filosofia da Ciência; Ética e Filosofia Política.

Philippe Cabestan

EfD

Philippe Cabestan (nascido em 1958 em Neuilly-sur-Seine) é professor de filosofia nas aulas preparatórias no Lycée Janson-de-Sailly em Paris e presidente da Escola Francesa de daseinsanalyse. O seu trabalho centra-se na história da fenomenologia e, em particular, na obra de Jean-Paul Sartre, bem como na relação entre a fenomenologia e a psicopatologia. Traduziu obras de Edmund Husserl e de Medard Boss. Seu livro Daseinsanálise, escrito conjuntamente com Françoise Dastur, foi lançado em português pela editora Via Vérita em 2015.

Renato Noguera

UFRRJ

Renato Noguera é Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro). Noguera coordena o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Noguera está envolvido com os projetos de pesquisa: O que as crianças pensam sobre a escola: imagens, palavras e infâncias na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e, "Modernidade" na perspectiva da Crítica da Razão Negra; coordena o projeto de Extensão Brinquedoteca Pedagoginga. Noguera também é autor, roteirista e dramaturgo infantil.

Tito Marques Palmeiro

Tito Marques Palmeiro é professor do departamento de filosofia da UERJ e contribui esporadicamente para as especializações em Arte e filosofia e Filosofia contemporânea da PUC-Rio. Seus trabalhos interrogam o sentido do momento contemporâneo e sua relação com a tradição, discutindo, em particular, a arte, o saber e a técnica. É autor de diversos artigos em periódicos acadêmicos sobre as obras de Heidegger e de Merleau-Ponty, assim como sobre a filosofia da computação e a linguagem.

Alexandre Cabral

UERJ/ID

Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Bennett, bacharel eclesiástico em Filosofia pelo Seminário São José do Rio de Janeiro, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), licenciado em Teologia pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Teologia na PUC-RJ. Professor adjunto do departamento de Filosofia da UERJ e professor de Filosofia do Instituto Federal Colégio Pedro II.

Ana Maria Feijoo

IFEN

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1976), mestra em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas RJ (1983) e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), com pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

André Sendra de Assis

ID

Graduado em Psicologia e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica.

Antonia Tonus

SBPFE

Chefe da seção de psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual -SP ( HSPE-SP). Coordenadora da disciplina de psicopatologia do programa de residência médica do HSPE-SP. Membro da sociedade brasileira de psicopatologia fenômeno-estrutural SBPFE). Doutoranda pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa SP ( FCMSC-SP).

Carla Caminata Carminholi

LEFE-USP

Psicóloga (PUCSP), mestre em Filosofia (PUCSP), doutoranda em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP). Supervisora e colaboradora do laboratório de pesquisa LEFE/USP.

Carmem Barreto

LACLIFEP/UNICAP

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1972), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora (2018). Professora da Universidade Católica de Pernambuco. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em "Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial - LACLIFEP" vinculado à linha de Pesquisa "Práticas Psicológicas e Demandas Sociais Contemporâneas" do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco.

Christine Lopes

Filósofa Independente

Christine Lopes obteve seu doutorado em Filosofia na Universidade de Londres, Birkbeck College, e seu mestrado e bacharelado em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela lecionou em universidades na Inglaterra e no Brasil. Seus interesses são históricos e analíticos e dizem respeito a tópicos canônicos em epistemologia, filosofia da mente e ética, além de questões sobre mulheres em filosofia, teoria de gênero e filosofia judaica. Atualmente, é filósofa independente com sede na Inglaterra, onde mora. Lopes é a fundadora do Later German Philosophy Project (https://latergermanphilosophy.com) e ocupa uma posição clínica sênior como psicoterapeuta registrado no Serviço Nacional de Saúde (NHS) na Inglaterra.

Crisóstomo Lima do Nascimento

LabFeno-UFPR

Psicólogo Clínico, Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense; Mestre em estudos da subjetividade com ênfase em Fenomenologia pelo Programa de pós graduação em Psicologia da Universidade Federal Fluminense, com graduação, bacharelado e licenciatura em Psicologia pela mesma instituição e com pós-graduação em Filosofia, na temática Existencialismo e Fenomenologia. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Departamento de Psicologia do Pólo Universitário de Campos dos Goytacazes onde, atualmente, exerce o cargo de Vice diretor do Polo e membro do Conselho de Ética em Pesquisa da Universidade Federal Fluminense. É Coordenador do Grupo de estudos e Pesquisas em Psicologia Fenomenológico-Existencial (GEPPFE) e tem experiência nas áreas de Psicologia Clínica, Fenomenologia, Hermenêutica e Educação.

David Cytrynowicz

ABD

Psicólogo pela PUC-SP em 1975; Psicólogo clínico atuando desde 1976; Participa da fundação da ABATED, hoje Associação Brasileira de Daseinsanalyse, em 1974; Professor e supervisor da Associação Brasileira de Daseinsanalyse; Delegado pela ABD junto às assembleias gerais da International Federation of Daseinsanalysis; Administrador de empresas pela FGV-SP em 1968.

Felipe Saraiva Nunes de Pinho

Psicólogo, formado pela Universidade Federal do Ceará, com formação em Psicodrama pelo Instituto Cosmos-CE. Possui Mestrado em Linguística pela Universidade Federal do Ceará, com ênfase em Análise do Discurso. Obteve o título de Doutor em Filosofia pelo Programa Ética, política y racionalidad en la sociedad global, da Facultad de Filosofía da Universidad de Barcelona, tendo sido orientado pelo Prof. Dr. Norbert Bilbeny Garcia (Título validado pela UFC em 2017). Membro do Laboratório de Pesquisas e Práticas em Psicologia Clínica - Escuta da Unichristus, linha de pesquisa Subjetividade, Cultura e a constituição do fenômeno psicopatológico. Áreas de interesse e pesquisa: Ética, Identidade, Fenomenologia, Hermenêutica, Filosofia Existencial.

Françoise Dastur

EfD

Françoise Dastur é uma filósofa francesa, historiadora da filosofia e tradutora, nascida em 1942 em Lyon. Lecionou na Universidade de Paris I (Sorbonne) de 1969 a 1995, na Universidade de Paris XII (Créteil) de 1995 a 1999 e na Universidade de Nice Sophia-Antipolis de 1999 a 2003. Ela é Professora Emérita do Universidade de Nice Sophia-Antipolis, anexada aos Arquivos Husserl de Paris (ENS). Seu trabalho se concentra na fenomenologia alemã e francesa, daseinsanálise e interpretação de Hölderlin. Publicou vários livros e artigos, nomeadamente sobre Edmund Husserl, Martin Heidegger, Maurice Merleau-Ponty, Jacques Derrida, Paul Ricoeur, Hans Georg Gadamer. Seu livro Daseinsanálise, escrito conjuntamente com Philippe Cabestan, foi lançado em português pela editora Via Vérita em 2015.

Gabriela Bal

Instituto de Psicologia – USP/ Instituto Brasileiro de Eutonia

Pós-doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Laboratório PROSOPON (IP-USP). Doutora e mestre em Ciências da Religião (PUC-SP). Graduada em Administração Pública pela FGV-SP. Eutonista graduada pela Escola de Eutonia da América Latina (1995). Sócia, coordenadora e professora do Instituto Brasileiro de Formação Profissional em Eutonia. Ministra vivências em grupo e oferece atendimentos individuais em Eutonia. Coordenadora de “Grupo Comunitário em Saúde Mental” (HC-FMRP-USP). Doula especializada no acompanhamento da gestação, parto e puerp&eac ute;rio (desde1989). Autora do livro "Silêncio e Contemplação: uma introdução a Plotino. Editora Paulus, 2007 e do capítulo “Eutonia e a Arte de Partejar” do livro "Eutonia: Experiência Clínica e Pedagógica" (ZAGODONI, 2013).

Henriette Morato

LEFE/USP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo em 1989. Professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris 7 entre 2005 e 2006, com pesquisa realizada na Universidade de Firenze. Possui 48 capítulos de livros e 7 livros publicados. Coordenadora do Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) da USP.

Joelson Tavares Rodrigues

UFRJ

Médico psiquiatra, Mestre e Doutor em Psicologia. Professor Adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Curso de Medicina da UFRJ - Macaé. Coordenador do projeto de pesquisa "Medicina, Psiquiatria e Sofrimento Psíquico na Era da Técnica". Coordenador do projeto de extensão "Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema". Tem experiência em Medicina, com foco em Psiquiatria e Psicologia Médica e em Gestão Pública, especialmente nas áreas de Educação Superior, Ciência e Tecnologia. Tem particular interesse pela inter-relação entre Medicina e Ciências Humanas, sobretudo Filosofia e Psicologia.

João Augusto Pompéia

ABD

Psicoterapeuta e supervisor clínico, graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde foi professor. Membro fundador da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), escritor dos livros "Na Presença do Sentido" e "Os Dois Nascimentos do Homem", em parceria com Bilet Tatit Sapienza.

Julio César Ramos de Oliveira

Humanidade Acompanhamento Terapêutico

Acompanhante Terapêutico e Psicólogo Clínico desde 1992; Supervisor Clínico e Coordenador do Humanidade Acompanhamento Terapêutico; Coordenador de Relações Institucionais do Hospital Dia A Casa.

Lilian Alves

LACLIFEP

Psicóloga (CRP 02/22938), Socióloga, mestranda em Psicologia Clínica da Linha de Pesquisa Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Sociais Contemporâneas do PPG-PSI/UNICAP, Na mesma Instituição é integrante do grupo de pesquisa Práticas Clínicas: Psicologia e Política e membra-pesquisadora do LACLIFEP. É coordenadora do Núcleo ANPSINEP/PE.

Marcelo Sodelli

PUC-SP

Graduado em Psicologia pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Atualmente é Coordenador do Grupo de Pesquisa: Pensamento Fenomenológico e os desdobramentos na clínica psicológica e na educação. Atua desde 2007 como Professor Assistente-Doutor do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Membro da Equipe de Fenomenologia.

Maria Beatriz Cytrynowicz

ABD

Psicóloga daseinsanalista com atuação em terapia de crianças e adultos e orientação de casais, radicada em São Paulo há mais de 40 anos. Dedicada também à supervisão do trabalho clínico de psicoterapeutas bem como a cursos de especialização em Daseinsanalyse.

Myriam Moreira Protasio

IFEN

Psicóloga. Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro IFEN. Pesquisadora pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, CNPq Brasil. Sub-coordenadora do projeto de extensão Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial - LAFEPE-UERJ. Sócia fundadora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro.

Patrick Wagner

UFF

Patrick Wagner de Azevedo, doutor em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestre em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense, Darcy Ribeiro (UENF), especialista em psicologia existencial pelos Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (ISECENSA), psicólogo clínico com atuação em abordagem junguiana com diálogos com a fenomenologia hermenêutica de Heidegger; Professor de psicologia e filosofia dos Institutos Superiores de Ensino do Centro Educacional Nossa Senhora Auxiliadora (ISECENSA) em Campos dos Goytacazes, RJ, e analista judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Autor de A mística, a serenidade e a espiritualidade: a fenomenologia hermenêutica de Heidegger, as experiências espirituais e a daseinsanálise (2019).

Paulo Evangelista

UFMG

Professor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrando aulas na graduação e na pós-graduação. Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Mestre em Filosofia e graduado em Psicologia pela PUC-SP. Sub-coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-Terapia e Análise Existencial - UFMG. Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq “Psicologia, Fenomenologia Existencial e Contemporaneidade”. Membro do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (LAPS) da UFMG. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em psicologia fenomenológico-existencial e Daseinsanalyse.

Priscila Bustamante

ABRAMD-Fenomenologia

Psicóloga, com experiência na área clínica e redução de danos em contexto de festas. Formada pela PUC-SP e pós graduanda em psicologia fenomenológica-existencial pela USCS. É membra ABRAMD desde 2020.

Robson Ramos dos Reis

UFSM

Robson Ramos dos Reis é Graduado em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), metre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Vania Bartalini

USP

Psicoterapeuta de casais e adultos com foco em daseinsanalise.
Supervisora clínica com orientação daseinsanalítica. Especialista em coordenação de grupos; especialista em abordagem qualitativa fenomenológica.
Professora do curso de Especialização do Instituto Dasein. Professora do curso de pós graduação da Faculdade Cruzeiro do Sul.
Coordenadora de workshops de abordagem qualitativa fenomenológica para pós-graduandos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/ USP.
Supervisora de projetos de pesquisa fenomenológica para pós-graduandos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP.
Membro do Laboratório de paisagem
(LABPARC) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP.
Membro do Laboratório de Psicologia Social do Instituto de Psicologia/USP.
Doutoranda do programa de pós graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/USP, com co-orientação em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia/USP, com o tema "Possíveis contribuições da abordagem qualitativa fenomenológica para a compreensão do fenômeno da paisagem"

Alexandre Yamaguti

PUC-SP/ID/USCS

Psicólogo, Mestre e Doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Atua como docente no curso de Especialização em Psicologia Fenomenológico-existencial pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) ministrando a disciplina de Daseinsanálise; Coordena o Grupo de Estudos do Instituto Dasein (ID) com foco na leitura de textos da Daseinsanálise Clínica e Psiquiátrica; Pesquisa atualmente a recepção da Daseinsanálise no Brasil; Atua como daseinsanalista e supervisor clínico em consultório particular nas modalidades presencial e on-line.

Ana Paula Noriko Cimino

UNICAP

Graduada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) no Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial - LACLIFEP. Discente da Especialização em Psicologia Fenomenológica e Hermenêutica do Instituto Dasein. Docente e Supervisora de Estágio Específico em Clínica Fenomenológica Existencial do Centro Universitário da Faculdade do Vale do Ipojuca - UNIFAVIP Wyden. Coordenadora Pedagógica de Psicologia, Supervisora de Estágio e Assessora Institucional da Gestão da Aprendizagem do Centro Universitário Tiradentes UNIT-PE. Desenvolveu pesquisa com ênfase em Práticas Psicológicas investigando sobre a ação clínica do psicólogo em Saúde Pública - CNPQ e no olhar contemporâneo sobre o cuidado refletindo a violência contra crianças e adolescentes como uma das possibilidades de manifestação desse fenômeno no paradigma da razão instrumental.

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista; Especialização em Psicologia da Saúde pela Escola Paulista de Medicina (CAPES), Mestrado em Saúde Mental (FAPESP), Doutorado em Ciências (FAPESP) e Pós-doutorado (FAPESP) em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo; É membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale e Société Internationale Michel Henry.

Beto Machado

ID

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Doutor em Filosofia pela Universidade de Évora, Portugal (CAPES 2018), sob orientação de Irene Borges-Duarte e Marco Casanova. Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica. Atua como psicoterapeuta, supervisor clínico e professor.

Carlos Eduardo Freire

ABD/PUC-SP

Graduado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui formação psicoterapêutica na Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), filiada à International Federation of Daseinsanalyse (IFDA).

Caroline Gros

EfD

Caroline Gros é psicanalista, doutora em filosofia, membro da Associação Internacional Henri Maldiney e da Freudian Psychoanalysis Society, tradutora de Ludwig Binswanger (O problema do espaço na psicopatologia) e Martin Heidegger (Seminários de Zurique), autora de uma monografia sobre Ludwig Binswanger: Ludwig Binswanger, Entre fenomenologia e psicanálise, Éditions de la Transparence, 2009.

Claudia Lins Cardoso

UFMG

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1994) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, com experiência nas seguintes áreas: psicologia clínica, abordagem gestáltica, psicologia da saúde, psicologia da comunidade, pesquisa fenomenológica e atenção primária à saúde. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise Existencial do Departamento de Psicologia (lato sensu) – FAFICH/UFMG. Gestalt-terapeuta e supervisora. Tutora do PET-Saúde/GraduaSUS.

Dalva Chaves Pereira

LACLIFEP

Psicóloga (CRP 02/21430), membra-pesquisadora do LACLIFEP, mestranda da Linha de Pesquisa Práticas Psicológicas Clínicas e Demandas Sociais Contemporâneas do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco, bolsista CAPES. Integra o grupo de pesquisa Práticas Clínicas: Psicologia e Política. Atuou na área técnica do CRP/06 de 2004-2018.

Elaine Lopez Feijoo

IFEN

Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial pelo IFEN. Pesquisadora pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, CNPQ na linha de Pesquisa Psicologia Clínica e Filosofia da Existência e Pesquisadora pelo Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial do Rio de Janeiro (LAFEPE)Sócia mantenedora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro.

Flávia Moreira Protasio

IFEN

Psicóloga. Formada em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial pelo IFEN. Sócia mantenedora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro.

Gabriel Engel Becher

SBPFE

Gabriel Engel Becher:
Psiquiatra e psicoterapeuta pelo IPq-HCFMUSP e graduando em Filosofia pela FFLCH-USP;
Membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE);
Médico supervisor do ambulatório didático do Grupo de Estudos em Sexualidade Humana (ProSex) do IPq-HCFMUSP;
Coordenador do Departamento de Parafilias da Associação Brasileira de Estudos em Medicina e Saúde Sexual (ABEMSS).

Guilherme Guimarães

ABRAMD-Fenomenologia

Psicólogo com experiência na área clínica e redução de danos. Coordenador de grupos no PROAD. Membro da ABRAMD Fenomenologia e Psiconauta.

Ida Cardinalli

ABD/PUC-SP

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica, mestre e doutora em Psicologia pela mesma instituição. Professora do Curso de Graduação de Psicologia da PUC/SP e do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica na PUC/SP. Atualmente, é Diretora da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" - Núcleo Extensionista da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - Psicologia - Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Membro efetivo da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD) e da International Federation of Daseinsanalysis - Zurique- Suiça.

Josefina Daniel Piccino

SOBRAPHE

Mestre em Psicologia e Práticas Clínicas pela PUC/SP. Formada em Filosofia pela PUC/SP e em Psicologia pela UMESP/SP. Presidente da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA E ANÁLISE DO EXISTIR. Mentora da Análise da Relação Existenciária – ARE, analista do existir, supervisora clínica, coordenadora e professora dos cursos da SOBRAPHE

João Pedro Perosa

PUC-SP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996-2000), mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000/2003 e 2015/2019). Atualmente é professor Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Psicólogo Clínico. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em metodologia e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Psicologia, Pesquisa Qualitativa, Psicologia Clínica, e na interface entre Psicologia e Educação.

Kleber Barreto Duarte

UNIP

Kleber Duarte Barretto, graduado em Psicologia pelo IPUSP (1990). Atende em consultório particular desde 1990. Mestre (1997) e Doutor (2002) em Psicologia Clínica pela PUCSP. Supervisor do Estágio em Acompanhamento Terapêutico (AT)- UNIP desde 1998. Membro do Laboratório Prosopon (IPUSP) desde 2012. Autor do livro Ética e Técnica no Acompanhamento Terapêutico: andanças com Dom Quixote e Sancho Pança (Ed. Sobornost, 2012)

Lucas Francis e Silva Ong

PUC-SP

Psicólogo clínico. Graduado, mestre e doutorando em psicologia clínica pela PUC-SP. Autor do livro O uso de drogas na consumação da modernidade.

Marco Casanova

ID/UERJ

Graduado em Letras (português) e Licenciado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), pós-doutor pela Universität Freiburg (2006) e pós-doutor pela Universität Freiburg (2006). Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica.

Maria Bernadete M. F. Lessa

IFEN

Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial pelo IFEN. Pesquisadora pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, CNPQ na linha de Pesquisa Psicologia Clínica e Filosofia da Existência e Pesquisadora pelo Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial do Rio de Janeiro (LAFEPE). Sócia fundadora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro.

Márcio de Jagun

Márcio de Jagun é advogado militante desde 1994. Atua como professor de Direito Portuário nos Cursos de Pós-Graduação da Universidade Gama Filho e na UFRJ (COPPE-EAD). Márcio de Jagun foi iniciado no Candomblé há 32 anos pelas mãos do Babalorixá Josemar de Ogun. É Sacerdote de Candomblé e há dez anos dirige o Ilê Axé Aiyê Obaluaiyê no Bairro de Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro. É conferencista, articulista e autor dos Há dois anos é apresentador do Programa Ori, na Rádio Metropolitana/Rio.

Patrícia Decot Pernambuco

Associação Brasileira de Eutonia

Formada em eutonia pela Escola Brasileira de Eutonia (2001). Graduada em Educação Física (USP) e Serviço Social (PUC/SP). Atua como terapeuta corporal desde 1987. Ministra vivências em grupo e faz atendimentos individuais em São Paulo. Professora e coordenadora do curso de formação profissional em eutonia pelo Instituto Brasileiro de Eutonia – Formação e Pesquisa. Formada na FONTE – Formação de terapeutas clí­nicos e organizacionais pelo Cochicho da Águas, a partir dos pressupostos das psicoterapias corporais de orientação neoreichiana, na qual atualmente é professora de Eutonia.&nbsp ; Participou do 8º Seminário de Anatomia Emocional Stanley Keleman com Regina Favre, fez parte de grupo de estudos em Fenomenologia com Nichan Dichtchekenian. Atualmente em processo de formação em SE – Somatic Experiencing®, pela Associação Brasileira do Trauma. Participa ativamente da Associação Brasileira de Eutonia, fazendo parte da Comissão Editorial do Site.

Paulo Germano Marmorato

SBPFE

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP).
Psiquiatra infantil da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).
Coordenador do Ambulatório de Socialização do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência (SEPIA) do IPq-HCFMUSP.
Professor Convidado do Curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP)

Priscilla Andrea Glaser

É mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Possui graduação em Psicologia (2006) pela mesma. Docente do curso de graduação em Psicologia da Universidade Anhanguera de São Paulo (março 2013 a dezembro 2016), assim como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Iniciação Científica e supervisora de estágio clínico. Professora convidada em curso de Pós Graduação Lato Sensu. Psicóloga e supervisora clínica embasada no pensamento fenomenológico-hermenêutico. Coordenadora de grupos de estudos e cursos relacionados à Fenomenologia Hermenêutica e Psicologia. Supervisora clínica no programa Com Tato (Instituto Fazendo História). Atua no Núcleo de Estudos e Temas em Psicologia (Netpsi), na área clínica como supervisora clínica e realiza projetos de educação preventiva (formação de professores e projetos com adolescentes). Coordenadora do núcleo de Educação da ABRAMD - Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (2011-2013).

Silverio Karwowski

Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-Campinas com dissertação sob o título "O Método Fenomenológico em Gestalt-terapia segundo formadores de gestalt-terapeutas", Especialista em Gestalt-terapia pelo Instituto Sedes Sapientiae de São Paulo, Licenciado em Psicologia e Formado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Professor Universitário (Unitri/MG, FIP/MG, ULBRA/GO e FCRS/CE, FANOR/CE, FLF/CE, Centro Universitário Estácio do Ceará, UNIFOR - Universidade de Fortaleza, Faculdade Ari de Sá), Diretor do IGC - Instituto Gestalt do Ceará, Editor Responsável do Boletim de Gestalt-terapia, Consultor de Empresas, Coordenou os Cursos de Graduação em Psicologia da Unicatólica de Quixadá e da FAS - Faculdade Ari de Sá, tendo organizado e auxiliado na organização de Eventos Científicos, assim como publicado artigos e livro sobre Gestalt-terapia e psicologia.

William Isao Miyamoto

SBPFE

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE).