Palestrantes

Alexandre Cabral

UERJ/ID

Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Bennett, bacharel eclesiástico em Filosofia pelo Seminário São José do Rio de Janeiro, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), licenciado em Teologia pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Teologia na PUC-RJ. Professor adjunto do departamento de Filosofia da UERJ e professor de Filosofia do Instituto Federal Colégio Pedro II.

André Duarte

UFPR

Diretor da Agência UFPR Internacional entre 2017-2020; Pós-doutorado pela Universidade de Barcelona; Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal do Paraná nos níveis de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia desde 1998. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR na Linha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social desde 2016. Líder do Grupo de Pesquisa em Ontologia, Fenomenologia e Hermenêutica, cadastrado no CNPq e certificado na UFPR. Membro do LABIN (Laboratório de Análise em Gênero e Sexualidade vinculado ao PPG de Educação da UFPR. Membro do GT Pensamento Contemporâneo. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e representante brasileiro no Círculo Latino-Americano de Fenomenologia (CLAFEN).

Beto Machado

ID

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Doutor em Filosofia pela Universidade de Évora, Portugal (CAPES 2018), sob orientação de Irene Borges-Duarte e Marco Casanova. Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica. Atua como psicoterapeuta, supervisor clínico e professor.

Carolina Potiguara

Carolina Potiguara é o nome artístico de Carolina Camargo de Jesus, nascida em 1983 na cidade do Rio de Janeiro. Mestiça de ascendência Potiguara da Paraíba. Vive atualmente em Contexto Urbano. Carolina, também é professora de História, Contadora de Histórias, Arte Educadora com certificado, Artesã, atuando com a produção de Artesanatos Indígenas. Seu percurso acadêmico se iniciou em Niterói, na Faculdade de História da UFF, seus estudos e suas pesquisas acadêmicas se dedicam aos seguintes temas, Políticas Lingüísticas, Identidades étnicas, Territórios Culturais, processos de auto-afirmação, reconstrução de identidades lingüística, formas de construção Bioclimáticas, técnica e estéticas das artes indígenas brasileiras. Cursando Mestrado no Museu Nacional UFRJ – 2017-2020, no Departamento de Lingüística (PROFLLIND – UFRJ). Oferece Cursos de Capacitação na área de Educação Escolar Indígena, com a rede de educação em Angra dos Reis, Rio das Ostras, Maricá (2019-2020). Participou com a produção de artesanato indígena na Exposição no Curso de Arquitetura Bioclimática no espaço cultural do Maquinho em Niterói, de 2018-2020. Oferece oficinas e Palestras sobre as técnicas, estéticas e artesanatos indígenas, oferece formação de profissionais de educação, com as Agentes Culturais da Rede Municipal de Educação de Maricá, de 2019-2020. Atua como Assessora Educacional da Coordenação de Educação Integral de Maricá – SME – PROMETI (2020) Carolina Potiguara - Apresentação de Cantos e Danças Indígenas no Museu de Arte e Origens – 2018- RJ.

Cristine Mattar

UFF

Doutora em Psicologia Social (UERJ), Pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora), Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Estudos da Subjetividade da Universidade Federal Fluminense na área de concentração Subjetividade e Clínica. Tem interesse pela interface entre filosofia e psicologia clínica fenomenológico-hermenêutica, com pesquisas voltadas para os temas do sofrimento, depressão, afetividade, realidade brasileira e clínica psicológica. Coordenadora do LAPHEPSI (Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Fenomenologia, Hermenêutica e Psicologia).

Emily S. Lee

Emily S. Lee é professora de filosofia na California State University em Fullerton. Seus interesses de pesquisa incluem filosofia feminista, filosofia de raças e fenomenologia. Ela publicou artigos em fenomenologia e epistemologia sobre a  corporação de mulheres não-brancas. Ela é a editora de "Living Alterities: Phenomenology, Embodiment and Race".

Guilherme Messas

FCMSC-SP

Psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP com mestrado e doutorado pela mesma instituição e pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Estudioso dos temas: psicopatologia fenomenológica; psicopatologia da embriaguez por álcool e drogas; depressão; psicose e drogas; história da psiquiatria. Coordenador do curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e editor da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea.

Joelson Tavares Rodrigues

UFRJ

Médico psiquiatra, Mestre e Doutor em Psicologia. Professor Adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Curso de Medicina da UFRJ - Macaé. Coordenador do projeto de pesquisa "Medicina, Psiquiatria e Sofrimento Psíquico na Era da Técnica". Coordenador do projeto de extensão "Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema". Tem experiência em Medicina, com foco em Psiquiatria e Psicologia Médica e em Gestão Pública, especialmente nas áreas de Educação Superior, Ciência e Tecnologia. Tem particular interesse pela inter-relação entre Medicina e Ciências Humanas, sobretudo Filosofia e Psicologia.

Maldonado-Torres

Professor associado do Departamento de Estudos Latinos e Caribenhos e do Programa de Literatura Comparada da
Rutgers University (New Brunswick). Foi presidente da Associação Caribenha de Filosofia (2008-2013). Autor de diversos artigos e livros, entre eles: Against War: Views from the Underside of Modernity(Duke University Press, 2008);
La descolonization y el giro de(s)colonial_(Universidad de la Tierra, Chiapas, Mexico, 2012). Atualmente está trabalhando em dois livros: Fanonian meditations e Theorizing the decolonial turn.

Paulo Evangelista

UFMG

Professor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrando aulas na graduação e na pós-graduação. Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Mestre em Filosofia e graduado em Psicologia pela PUC-SP. Sub-coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-Terapia e Análise Existencial - UFMG. Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq “Psicologia, Fenomenologia Existencial e Contemporaneidade”. Membro do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (LAPS) da UFMG. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em psicologia fenomenológico-existencial e Daseinsanalyse.

Robson Ramos dos Reis

UFSM

Robson Ramos dos Reis é Graduado em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), metre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Alexandre Yamaguti

PUC-SP/ID/USCS

Psicólogo, Mestre e Doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Atua como docente no curso de Especialização em Psicologia Fenomenológico-existencial pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) ministrando a disciplina de Daseinsanálise; Coordena o Grupo de Estudos do Instituto Dasein (ID) com foco na leitura de textos da Daseinsanálise Clínica e Psiquiátrica; Pesquisa atualmente a recepção da Daseinsanálise no Brasil; Atua como daseinsanalista e supervisor clínico em consultório particular nas modalidades presencial e on-line.

André Pimenta de Melo

ABRAMD-Fenomenologia

Psicólogo clínico e sanitarista, graduado em Psicologia pela PUC-SP. Residência em Saúde Mental pelo departamento de Saúde Coletiva da UNICAMP (2016-2018). Mestrando em Saúde Coletiva UNICAMP (2019-2022). Professor dos cursos de especialização em ‘‘Saúde da Atenção e Gestão do Cuidado na Atenção Básica’’ de extensão ‘‘Capacitação para equipe de saúde em apoio Paidéia’’ e ‘‘Co-gestão da clínica ampliada e compartilhada’’/ UNICAMP desde 2018. Membro do LEIPSI-UNICAMP(Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos) desde 2016. Coordenador da ABRAMD-Fenomenologia desde 2018. Foi Preceptor da Liga de Farmacodependências (PROAD-UNIFESP) (2015; 2020) . Autor do livro’ Autopoiese e Psicologia: Por uma Cognição além da Lógica da Representação’’. Possui experiência de assistência em diferentes equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial e psicologia clínica.

Carlos Eduardo Freire

ABD/PUC-SP

Graduado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui formação psicoterapêutica na Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), filiada à International Federation of Daseinsanalyse (IFDA).

Christine Lopes

Filósofa Independente

Christine Lopes obteve seu doutorado em Filosofia na Universidade de Londres, Birkbeck College, e seu mestrado e bacharelado em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela lecionou em universidades na Inglaterra e no Brasil. Seus interesses são históricos e analíticos e dizem respeito a tópicos canônicos em epistemologia, filosofia da mente e ética, além de questões sobre mulheres em filosofia, teoria de gênero e filosofia judaica. Atualmente, é filósofa independente com sede na Inglaterra, onde mora. Lopes é a fundadora do Later German Philosophy Project (https://latergermanphilosophy.com) e ocupa uma posição clínica sênior como psicoterapeuta registrado no Serviço Nacional de Saúde (NHS) na Inglaterra.

Daniela Ceron-Litvoc

SBPFE

Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Mestrado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Professora do Curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da FCMSCSP. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE). Presidente da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE) desde março de 2018. Editora da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea.

Gabriela Bal

Instituto de Psicologia – USP/ Instituto Brasileiro de Eutonia

Pós-doutora em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da USP. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Laboratório PROSOPON (IP-USP). Doutora e mestre em Ciências da Religião (PUC-SP). Graduada em Administração Pública pela FGV-SP. Eutonista graduada pela Escola de Eutonia da América Latina (1995). Sócia, coordenadora e professora do Instituto Brasileiro de Formação Profissional em Eutonia. Ministra vivências em grupo e oferece atendimentos individuais em Eutonia. Coordenadora de “Grupo Comunitário em Saúde Mental” (HC-FMRP-USP). Doula especializada no acompanhamento da gestação, parto e puerp&eac ute;rio (desde1989). Autora do livro "Silêncio e Contemplação: uma introdução a Plotino. Editora Paulus, 2007 e do capítulo “Eutonia e a Arte de Partejar” do livro "Eutonia: Experiência Clínica e Pedagógica" (ZAGODONI, 2013).

Henriette Morato

LEFE/USP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo em 1989. Professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris 7 entre 2005 e 2006, com pesquisa realizada na Universidade de Firenze. Possui 48 capítulos de livros e 7 livros publicados. Coordenadora do Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) da USP.

Josefina Daniel Piccino

SOBRAPHE

Mestre em Psicologia e Práticas Clínicas pela PUC/SP. Formada em Filosofia pela PUC/SP e em Psicologia pela UMESP/SP. Presidente da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA E ANÁLISE DO EXISTIR. Mentora da Análise da Relação Existenciária – ARE, analista do existir, supervisora clínica, coordenadora e professora dos cursos da SOBRAPHE

Marcelo Sodelli

PUC-SP

Graduado em Psicologia pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Atualmente é Coordenador do Grupo de Pesquisa: Pensamento Fenomenológico e os desdobramentos na clínica psicológica e na educação. Atua desde 2007 como Professor Assistente-Doutor do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Membro da Equipe de Fenomenologia.

Priscilla Glaser

É mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Possui graduação em Psicologia (2006) pela mesma. Docente do curso de graduação em Psicologia da Universidade Anhanguera de São Paulo (março 2013 a dezembro 2016), assim como orientadora de Trabalhos de Conclusão de Curso, de Iniciação Científica e supervisora de estágio clínico. Professora convidada em curso de Pós Graduação Lato Sensu. Psicóloga e supervisora clínica embasada no pensamento fenomenológico-hermenêutico. Coordenadora de grupos de estudos e cursos relacionados à Fenomenologia Hermenêutica e Psicologia. Supervisora clínica no programa Com Tato (Instituto Fazendo História). Atua no Núcleo de Estudos e Temas em Psicologia (Netpsi), na área clínica como supervisora clínica e realiza projetos de educação preventiva (formação de professores e projetos com adolescentes). Coordenadora do núcleo de Educação da ABRAMD - Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (2011-2013).

Érica Burman

Erica Burman é coordenadora do Discourse Unit (juntamente com Ian Parker). Erica Burman é pesquisadora feminista e da infância, supervisora e consultora sobre questões de desigualdade em relação à “raça”, gênero e classe social, particularmente sobre questões relacionadas à saúde mental e intersecções entre violência do estado e violência inter-pessoal. Burman é também analista de grupo.

Ana Maria Feijoo

IFEN

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1976), mestra em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas RJ (1983) e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), com pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

André Sendra de Assis

ID

Graduado em Psicologia e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica.

Carmem Barreto

LACLIFEP/UNICAP

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1972), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora (2018). Professora da Universidade Católica de Pernambuco. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em "Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial - LACLIFEP" vinculado à linha de Pesquisa "Práticas Psicológicas e Demandas Sociais Contemporâneas" do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco.

Cleison Guimarães Pimentel

Rede Existências

Cleison Guimarães é psicólogo e psicoterapeuta de orientação daseinsanalítica. Doutorando em Filosofia (UERJ) e mestre em Psicologia (UFAM). Especialista nas áreas de Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial (UNIFEG) e em Saúde Colegiva (UCAM). Sócio-fundador da Rede Existências.

Elza Dutra

UFRN

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1976), mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho (1982) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Titular de Psicologia Clínica Fenomenológica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutora pela UFF-RJ. Docente-pesquisadora do PPgPsi, orientadora de Mestrado e Doutorado. Coordenadora do Grupo de Estudos Subjetividade e Desenvolvimento Humano-GESDH/UFRN/CNPq. Coordenadora do GT- Psicologia & Fenomenologia- ANPEPP (2014-2016 e 2018-2020).

Gilberto Safra

USP

Professor titular da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1976), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1990). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Psicologia da Religião, Intervenções e Consultas terapêuticas. Trabalho na perspectiva da Psicanálise inglesa (Winnicott, Milner) em diálogo com a filosofia e a literatura russa. Em suas pesquisas utiliza diálogos com Dostoevsky, Pavel Florensky, Vladimir Solovyov, Yannaras, Horujyi

Ian Parker

Ian Parker é um dos coordenadores, juntamente com Erica Burman, do Discourse Unit; editor responsável pelo Annual Review of Critical Psychology; secretário executivo do Manchester Psychoanalytic Matrix; membro do coletivo editorial da Asylum Magazine e colaborador do IV Internacional. É pesquisador, supervisor e consultor em psicologia crítica e psicanálise.

José Paulo Giovanetti

LAPS-UFMG

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora
Medianeira (1974), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de
Minas Gerais (1981), especialização em Filosofia pela Universidade Federal do
Rio de Janeiro (1975), mestrado (1983), doutorado (1986) e pós-doutorado
(1991) em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professor
aposentado da UFMG. Atualmente, professor do Curso de Especialização em
Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise existencial. Autor de numerosos
artigos e dos livros: “Psicoterapia fenomenológico-existencial: fundamentos
filosófico-antropológicos” e “Psicoterapia antropológica. As contribuições de
Binswanger e Gendlin”

Marco Casanova

ID/UERJ

Graduado em Letras (português) e Licenciado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), pós-doutor pela Universität Freiburg (2006) e pós-doutor pela Universität Freiburg (2006). Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica.

Roberto Kahlmeyer-Mertens

UNIOESTE

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; atualmente é Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, na qual leciona e orienta dissertações e teses para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado). Docente permanente do Mestrado em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Membro associado da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos - SIEH, Sócio efetivo da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica - AFFEN, Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Fenomenologia - SBF, dedica-se aos estudos de Heidegger desde o ano de 1995, assinando capítulos em coletâneas, além de inúmeros artigos publicados em revistas periódicas nacionais e internacionais.