Professores Confirmados

Conferências plenárias

Alexandre Cabral

UERJ

Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Bennett, bacharel eclesiástico em Filosofia pelo Seminário São José do Rio de Janeiro, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), licenciado em Teologia pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Teologia na PUC-RJ. Professor adjunto do departamento de Filosofia da UERJ e professor de Filosofia do Instituto Federal Colégio Pedro II.

André Sendra de Assis

ID

Graduado em Psicologia e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Doutor em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica.

Beto Machado

ID

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Doutor em Filosofia pela Universidade de Évora, Portugal (CAPES 2018), sob orientação de Irene Borges-Duarte e Marco Casanova. Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica. Atua como psicoterapeuta, supervisor clínico e professor.

Guilherme Messas

FCMSC-SP

Psiquiatra formado pela Faculdade de Medicina da USP com mestrado e doutorado pela mesma instituição e pós-doutorado no Instituto de Psiquiatria da FMUSP. Estudioso dos temas: psicopatologia fenomenológica; psicopatologia da embriaguez por álcool e drogas; depressão; psicose e drogas; história da psiquiatria. Coordenador do curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e editor da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea.

Luis Fernando Cardona Suárez

PUJ

Doutor em Filosofia pela Universidade de Filosofia de Munique. Professor titular da Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade Javeriana. Diretor do grupo de pesquisada: Filosofia da Dor. É membro da RED Iberoamericana Leibniz e da Sociedade Colombiana de Filosofia.

Michael Steinmann

SPEP/SIT

Professor assistente em Freirburg, professor adjunto no Stevenson Instituto for Technology New Jersey e diretor do programa de humanidade e ciências sociais, autor de vários livros e artigos sobre Heidegger, Nietzsche, Jaspers e Dilthey entre outros.

Robson Ramos ds Reis

UFSM

Robson Ramos dos Reis é Graduado em Licenciatura Plena Em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), metre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992) e doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Professor Titular da Universidade Federal de Santa Maria.

Alice Holzhey-Kunz

GAD - SUIÇA

Alice Holzhey-Kunz, Doutora em filosofia, estudou filosofia e história na Universidade de Zurique entre 1964-1971. Em seguida, foi candidata à formação e assistente do Instituto Daseinsanalítico de Zurique. Desde 1976, trabalha como psicanalista a partir de uma corrente daseinsanalítica em uma clínica própria. Desde 1991, é Presidente da Sociedade para Antropologia Hermenêutica e Daseinsanálise (GAD) e co-diretora do Seminário Daseinsanalítico de Zurique (DaS), Alice Holzhey-Kunz tem uma série de publicações: Leiden am Dasein (Sofrimento com o ser-aí) 1994; Das Subj] Daseinsanalyse. A visão filosófico-existencial do sofrimento psíquico e sua terapia 2014 (Via Verita 2018). Coeditora das Obras seletas de Ludwig Binswanger, 1994.

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

USP

Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista; Especialização em Psicologia da Saúde pela Escola Paulista de Medicina (CAPES), Mestrado em Saúde Mental (FAPESP), Doutorado em Ciências (FAPESP) e Pós-doutorado (FAPESP) em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo; É membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale e Société Internationale Michel Henry.

Cristine Mattar

UFF

Doutora em Psicologia Social (UERJ), Pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora), Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia e Estudos da Subjetividade da Universidade Federal Fluminense na área de concentração Subjetividade e Clínica. Tem interesse pela interface entre filosofia e psicologia clínica fenomenológico-hermenêutica, com pesquisas voltadas para os temas do sofrimento, depressão, afetividade, realidade brasileira e clínica psicológica. Coordenadora do LAPHEPSI (Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Fenomenologia, Hermenêutica e Psicologia).

Irene Borges-Duarte

UE

Doutora em Filosofia pela Universidad Complutense de Madrid (1994). Foi docente na Universidade Complutense de Madrid (Espanha) e é, atualmente, professora associada na Universidade de Évora (Portugal), na mesma instituição foi diretora do Curso de Doutoramento em Filosofia da UÉ (2011-2017). Presidente da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica (AFFEN) desde 2011. Membro da Direção da Sociedade Iberoamericana de Estudos Heideggerianos (desde 2017).

Marcelo Sodelli

PUC-SP

Graduado em Psicologia pela PUC-SP. Mestre e Doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.  Atualmente é Coordenador do Grupo de Pesquisa: Pensamento Fenomenológico e os desdobramentos na clínica psicológica e na educação. Atua desde 2007 como Professor Assistente-Doutor do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Membro da Equipe de Fenomenologia.

Renato Noguera

UFRRJ

Renato Noguera é Professor do Departamento de Educação e Sociedade (DES), do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro). Noguera coordena o Grupo de Pesquisa Afroperspectivas, Saberes e Infâncias (Afrosin), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Noguera está envolvido com os projetos de pesquisa: O que as crianças pensam sobre a escola: imagens, palavras e infâncias na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, e, "Modernidade" na perspectiva da Crítica da Razão Negra; coordena o projeto de Extensão Brinquedoteca Pedagoginga. Noguera também é autor, roteirista e dramaturgo infantil.

Scheila Cristiane Thomé

UFRGS

Professora do Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Carlos. Realiza Estágio de Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de São Paulo. Possui mestrado em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (2008) e graduação em Filosofia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2004). Realizou Estágio de pesquisa no Arquivo Husserl da Universität zu Köln, Alemanha (2011-2012). Atua principalmente na pesquisa dos seguintes temas: Fenomenologia, Filosofia contemporânea, Epistemologia e Ontologia.

Ana Maria Feijoo

IFEN/UFRJ

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1976), mestra em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas RJ (1983) e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), com pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

Antonia Tonus

SBPFE

Chefe da seção de psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual -SP ( HSPE-SP). Coordenadora da disciplina de psicopatologia do programa de residência médica do HSPE-SP. Membro da sociedade brasileira de psicopatologia fenômeno-estrutural SBPFE). Doutoranda pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa SP ( FCMSC-SP).

Gilberto Safra

USP

Professor titular da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1976), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1990). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Psicologia da Religião, Intervenções e Consultas terapêuticas. Trabalho na perspectiva da Psicanálise inglesa (Winnicott, Milner) em diálogo com a filosofia e a literatura russa. Em suas pesquisas utiliza diálogos com Dostoevsky, Pavel Florensky, Vladimir Solovyov, Yannaras, Horujyi

Louis Sass

RUTGERS

Louis A. Sass tem fortes interesses interdisciplinares envolvendo a interseção da psicologia clínica com a filosofia, as artes e os estudos literários. Suas publicações incluem análises críticas da teoria psicanalítica; estudos fenomenológicos da esquizofrenia; e artigos sobre noções de verdade e de si na psicanálise, filosofia hermenêutica e pós-modernismo. Ele é o autor de "Loucura e Modernismo: Insanidade à Luz da Arte Moderna, Literatura e Pensamento" e "Os Paradoxos da Ilusão: Wittgenstein, Schreber e a Mente Esquizofrênica". Ele também co-editou "Hermenêutica e Teoria Psicológica". Dr. Sass é membro do Instituto de Estudos Avançados de Princeton, Nova York, e recebeu bolsas da National Endowment for the Humanities e da Fulbright Foundation. Atualmente, ele é membro do Instituto de Humanidades de Nova York e pesquisador associado na história da psiquiatria na Cornell Medical College. Ele também é pesquisador associado do Center for Cognitive Science e atua no corpo docente do Programa de Literatura Comparada, ambos da Rutgers.

Marco Casanova

ID/UERJ

Graduado em Letras (português) e Licenciado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1990), graduado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), pós-doutor pela Universität Freiburg (2006) e pós-doutor pela Universität Freiburg (2006). Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica.

Roberto Novaes de Sá

UFF

Possui Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982), Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal Fluminense, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia na área de concentração Estudos da Subjetividade. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fenomenologia Existencial, Hermenêutica, Daseinsanalyse, Martin Heidegger, práticas clínicas e modos de existência na contemporaneidade.

Sessões temáticas

Américo Sommerman

Américo Sommerman é graduado em Filosofia, mestre em Ciências da Educação e Doutor em Difusão do Conhecimento. Primeiro editor e tradutor brasileiro de Plotino, neoplatônico do século III d.C., de Jacob Boehme (1575-1624), grande metafísico alemão do século XVII. É editor e tradutor do Corpus Hermeticum de Hermes Trismegisto, obra clássica do século II, e de tratados do Pseudo-Dionísio Areopagita (século VI), o autor anônimo de quatro obras clássicas da mística cristã. Primeiro editor brasileiro de uma compilação do Sêfer Ha-Zohar (O Livro do Esplendor), obra máxima da mística judaica, do Sêfer Ha-Bahir (O Livro da Iluminação), terceira obra mais importante da mística judaica. Primeiro editor brasileiro de Proclo, filósofo neoplatônico do século V, e de Dam&aacu te;scio, filósofo neoplatônico do século VI. Editor do livro de Kaká Werá contendo os Cânticos Fundadores da Tradição tupi-guarani. Co-criador do Centro de Educação Transdisciplinar - CETRANS (1998-atual). Professor de kung fu e tai chi.

Cassiana Lopes Stephan

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em razão da promoção antecipada e direta do Mestrado para o Doutorado concedida pela CAPES. Entre 2018 e 2019, participou do programa de doutorado sanduíche da CAPES no Laboratoire Savoirs, Textes, Langage, na École Doctorale de Sciences de l'Homme et de la Société da Université de Lille, sob a supervisão do Prof. Dr. Philippe Sabot. Entre julho de 2019 e setembro de 2019, esteve em estágio de pesquisa no Institut Mémoires de l'Édition Contemporaine em pareceria com o Centre Michel Foucault, em razão da primeira bolsa Michel Foucault. Atualmente, sob a orientação do Profº Drº André de Macedo Duarte e coorientação da Profª Drª Inara Zanuzzi, desenvolve a tese intitulada "Estéticas da amizade: da política dos deveres à ética do cuidado de si".

Elza Dutra

UFRN

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1976), mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho (1982) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Titular de Psicologia Clínica Fenomenológica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutora pela UFF-RJ. Docente-pesquisadora do PPgPsi, orientadora de Mestrado e Doutorado. Coordenadora do Grupo de Estudos Subjetividade e Desenvolvimento Humano-GESDH/UFRN/CNPq. Coordenadora do GT- Psicologia & Fenomenologia- ANPEPP (2014-2016 e 2018-2020).

Joelson Tavares Rodrigues

UFRJ

Médico psiquiatra, Mestre e Doutor em Psicologia. Professor Adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador do Curso de Medicina da UFRJ - Macaé. Coordenador do projeto de pesquisa "Medicina, Psiquiatria e Sofrimento Psíquico na Era da Técnica". Coordenador do projeto de extensão "Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema". Tem experiência em Medicina, com foco em Psiquiatria e Psicologia Médica e em Gestão Pública, especialmente nas áreas de Educação Superior, Ciência e Tecnologia. Tem particular interesse pela inter-relação entre Medicina e Ciências Humanas, sobretudo Filosofia e Psicologia.

Kleber Barreto Duarte

UNIP

Possui graduação em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da USP (1989), mestrado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002). Atualmente é pesquisador e supervisor na área de Acompanhamento Terapêutico (AT) da Universidade Paulista. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: acompanhamento terapêutico, psicanálise, psicologia, práticas psicoterápicas e transicionalidade.

Roberto Kahlmeyer-Mertens

UNIOESTE

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; atualmente é Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, na qual leciona e orienta dissertações e teses para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado). Docente permanente do Mestrado em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Membro associado da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos - SIEH, Sócio efetivo da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica - AFFEN, Membro efetivo da Sociedade Brasileira de Fenomenologia - SBF, dedica-se aos estudos de Heidegger desde o ano de 1995, assinando capítulos em coletâneas, além de inúmeros artigos publicados em revistas periódicas nacionais e internacionais.

André Duarte

UFPR

Diretor da Agência UFPR Internacional entre 2017-2020; Pós-doutorado pela Universidade de Barcelona; Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo; Mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Professor da Universidade Federal do Paraná nos níveis de Graduação e Pós-Graduação em Filosofia desde 1998. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR na Linha de Pesquisa Diversidade, Diferença e Desigualdade Social desde 2016. Líder do Grupo de Pesquisa em Ontologia, Fenomenologia e Hermenêutica, cadastrado no CNPq e certificado na UFPR. Membro do LABIN (Laboratório de Análise em Gênero e Sexualidade vinculado ao PPG de Educação da UFPR. Membro do GT Pensamento Contemporâneo. Membro da Diretoria da Sociedade Brasileira de Fenomenologia e representante brasileiro no Círculo Latino-Americano de Fenomenologia (CLAFEN).

Christine Lopes

NHS

Christine Lopes obteve seu doutorado em Filosofia na Universidade de Londres, Birkbeck College, e seu mestrado e bacharelado em Filosofia na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ela lecionou em universidades na Inglaterra e no Brasil. Seus interesses são históricos e analíticos e dizem respeito a tópicos canônicos em epistemologia, filosofia da mente e ética, além de questões sobre mulheres em filosofia, teoria de gênero e filosofia judaica. Atualmente, é filósofa independente com sede na Inglaterra, onde mora. Lopes é a fundadora do Later German Philosophy Project (https://latergermanphilosophy.com) e ocupa uma posição clínica sênior como psicoterapeuta registrado no Serviço Nacional de Saúde (NHS) na Inglaterra.

Gabriela Bal

Gabriela Bal é eutonista, terapeuta e pesquisadora. Pós-doutoranda do Programa de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP. Mestre e doutora em Ciências da Religião (PUC-SP). Graduada em Administração Pública (FGV) e em Eutonia pela Escola de Eutonia da América Latina (1995). Coordenadora e professora do Instituto Brasileiro de Formação Profissional em Eutonia. Doula especializada no acompanhamento da gestação, parto e puerpério desde 1989. Autora do livro "Silêncio e Contemplação: uma introdução a Plotino. Editora Paulus, 2007

José Paulo Giovanetti

FAJE

Possui graduação em Bacharelado Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais, graduação em Licenciatura Em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira, especialização em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain, doutorado em Psicologia pela Université Catholique de Louvain e pós-doutorado pela Université Catholique de Louvain. Atualmente é Professor Titular do Centro de Estudos Superiores da Companhia de Jesus, professor titular da Faculdade de Estudos Administrativos e Membro de corpo editorial da Boletim. Academia Paulista de Psicologia.

Paulo Cesar Gil Ferreira

UERJ

Professor Adjunto de Filosofia Geral e História da Filosofia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), possui Doutorado e Mestrado em Filosofia pela mesma instituição. Graduou-se em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Áreas de interesse: Fenomenologia e Hermenêutica; Filosofia da Ciência; Ética e Filosofia Política.

Tito Marques Palmeiro

Tito Marques Palmeiro é professor do departamento de filosofia da UERJ e contribui esporadicamente para as especializações em Arte e filosofia e Filosofia contemporânea da PUC-Rio. Seus trabalhos interrogam o sentido do momento contemporâneo e sua relação com a tradição, discutindo, em particular, a arte, o saber e a técnica. É autor de diversos artigos em periódicos acadêmicos sobre as obras de Heidegger e de Merleau-Ponty, assim como sobre a filosofia da computação e a linguagem.

Carmem Barreto

LACLIFEP/UNICAP

Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1972), Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2006), Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora (2018). Professora da Universidade Católica de Pernambuco. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em "Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial - LACLIFEP" vinculado à linha de Pesquisa "Práticas Psicológicas e Demandas Sociais Contemporâneas" do Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco.

Claudia Lins Cardoso

UFMG

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), Mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Universidade Gama Filho (1994) e Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007). Professora Associada do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, com experiência nas seguintes áreas: psicologia clínica, abordagem gestáltica, psicologia da saúde, psicologia da comunidade, pesquisa fenomenológica e atenção primária à saúde. Coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise Existencial do Departamento de Psicologia (lato sensu) – FAFICH/UFMG. Gestalt-terapeuta e supervisora. Tutora do PET-Saúde/GraduaSUS.

Henriette Morato

LEFE/USP

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo em 1989. Professora associada do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Coordena o Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE) do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado na Universidade Paris 7 entre 2005 e 2006, com pesquisa realizada na Universidade de Firenze. Possui 48 capítulos de livros e 7 livros publicados. Coordenadora do Centro Escola do Instituto de Psicologia (CEIP) da USP.

Kaká Werá

Kaká Werá é educador, terapeuta, e líder social e escritor com publicações no Brasil e exterior. Notório Saber en antropologia cultural pelos estudos das tradições sapienciais tupi; com relevância em temas relacionados à ancestralidade, comunidades e liderança. Entre os livros publicados, destacam-se: A TERRA DOS MIL POVOS, TUPÃ TENONDÉ, O TROVÃO E O VENTO e A CRIAÇÃO DO MUNDO SEGUNDO OS GUARANIS, traduzido para o alemão e o inglês. Seu trabalho é reconhecido e premiado por instituições como Ashoka Empreendedores Socias, Unesco, ONU. Já percorreu diversos países dando seminários e palestras, entre eles: Índia, México, Inglaterra, EUA e França.

Paulo Evangelista

UFMG

É Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Mestre em Filosofia e graduado em Psicologia pela PUC-SP. É autor de artigos e organizador de livros sobre psicologia fenomenológica existencial e autor de Psicologia Fenomenológica Existencial - A Prática Psicológica à luz de Heidegger (Ed. Juruá, 2016). Em 2019 ingressou como docente na UFMG.

Mesas Institucionais

Ana Andréa Barbosa Maux

POIESIS

Docente da UNIFACEX-RN, psicóloga e psicoterapeuta. Psicóloga Jurídica na Vara da Infância e Juventude-TJ/RN. Membro da diretoria do CRP-17 e da equipe POIESIS.

Angela Cardoso Andrade

LACLIFEP

Psicóloga, psicoterapeuta e supervisora clínica. Mestra e Doutora em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutoranda em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Pesquisadora do LACLIFEP - Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial (UNICAP). Docente do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Daniela Ceron Litvoc

SBPFE

Médica graduada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Mestrado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutorado pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP). Professora do Curso de Especialização em Psicopatologia Fenomenológica da FCMSCSP. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE). Presidente da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE) desde março de 2018. Editora da revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea.

Elza Dutra

UFRN

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1976), mestrado em Psicologia Escolar pela Universidade Gama Filho (1982) e doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é Professora Titular de Psicologia Clínica Fenomenológica na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Pós-doutora pela UFF-RJ. Docente-pesquisadora do PPgPsi, orientadora de Mestrado e Doutorado. Coordenadora do Grupo de Estudos Subjetividade e Desenvolvimento Humano-GESDH/UFRN/CNPq. Coordenadora do GT- Psicologia & Fenomenologia- ANPEPP (2014-2016 e 2018-2020).

Flávia Moreira Protasio

IFEN

Psicóloga. Formada em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial pelo IFEN. Sócia mantenedora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro.

Josefina Daniel Piccino

SOBRAPHE

Mestre em Filosofia e Práticas Clínicas pela PUC/SP. Formada em Filosofia pela PUC/SP e em Psicologia pela UMESP/SP. Presidente da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE FENOMENOLOGIA HERMENÊUTICA E ANÁLISE DO EXISTIR. Mentora da Análise da Relação Existenciária – ARE, analista do existir, supervisora clínica, coordenadora e professora dos cursos da SOBRAPHE

Maria de Fátima de Almeida Prado

ABD

Psicóloga clínica em consultório particular, tradutora da obra Seminário de Zollikon de Martin Heidegger e atual presidente da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), filiada à International Federation of Daseinsanalyse (IFDA).

Vera Engler Cury

POIESIS

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Psicologia e Professora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUC-Campinas. Vice-coordenadora do GT- Psicologia & Fenomenologia- ANPEPP.

Ana Maria de Santana

LACLIFEP

Estágio Pós-Doutoral em Filosofia na Universidade Federal de Pernambuco. Doutora; Mestra e Especialista em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta do Curso de Psicologia da Universidade de Pernambuco com atuação na Graduação; Especialização; Residência em Saúde Mental/UPE e no Mestrado de Saúde Mental/UPE. Pesquisadora do Laboratório de Pesquisa em Ação Clínica e Saúde - LACS/UPE. Pesquisadora colaboradora do Laboratório de Pesquisa - LACLIFEP/UNICAP. Membro do GT- Práticas Psicológicas em Instituições: atenção, desconstrução, invenção da ANPEPP. Psicóloga da Secretaria de Saúde do Recife.

Carlos Eduardo Freire

ABD/PUC-SP

Graduado em psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1976). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui formação psicoterapêutica na Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), filiada à International Federation of Daseinsanalyse (IFDA).

Danielle Siqueira Leite

LACLIFEP

Doutora e mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP, 2016). Professora da UNICAP, membro do Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial (LACLIFEP), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica na linha de pesquisa "Práticas Psicológicas e Demandas Sociais Contemporâneas". Desenvolve pesquisas na área de prática psicológica e fenomenologia hermenêutica. Psicóloga Clínica.

Fabíola Pozuto Josgrilberg

SOBRAPHE

Doutora em Psicologia pela USP, mestre pela PUC-SP e graduada em Psicologia pela UMESP

Flávio Guimarães-Fernandes

SBPFE

Médico Psiquiatra do Instituto de Psiquiatria - USP, Editor da Revista Psicopatologia Fenomenológica Contemporânea e Membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural.

João Augusto Pompéia

ABD

Psicoterapeuta e supervisor clínico, graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde foi professor. Membro fundador da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD), escritor dos livros "Na Presença do Sentido" e "Os Dois Nascimentos do Homem", em parceria com Bilet Tatit Sapienza.

Milene L. Lamanauskas

SOBRAPHE

É atualmente Vice-Presidente e professora da SOBRAPHE. Realizou o Curso de Formação em Psicologia Fenomenológica Existencial e Análise do existir em 2012 pela Sociedade. Fez Aprimoramento em Psicologia Clínica na Clínica Ana Maria Popovich em 2001. É psicóloga graduada pela PUC-SP desde 2000.

William Isao Miyamoto

SBPFE

Médico graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP). Pós-graduação em Psicopatologia Fenomenológica pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Membro da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE).

André Prado Nunes

LEFE/USP

Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2015). Colaborador, pesquisador e supervisor clínico no Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia Fenomenológica Existencial da Universidade de São Paulo (LEFE-IPUSP). Co-organizador do Livro "Aconselhamento Psicológico numa perspectiva Fenomenológica Existencial" e autor de 13 artigos e trabalhos científicos. Atua em consultório particular e trabalha há 10 anos com docência no ensino superior.

Cesar Dias de Oliveira

LEFE/USP

Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo e mestre em ciências pelo programa de Saúde e Desenvolvimento Humano do Instituto de Psicologia da USP. Atua como psicólogo clínico e é supervisor clínico no projeto de Atendimento em Plantão Psicológico (APP) na clínica-escola do Instituto de Psicologia da USP e no projeto de Atenção e Cuidado ao Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo do laboratório LEFE-USP (Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia).

Elaine Lopez Feijoo

IFEN

Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial pelo IFEN. Pesquisadora pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, CNPQ na linha de Pesquisa Psicologia Clínica e Filosofia da Existência e Pesquisadora pelo Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial do Rio de Janeiro (LAFEPE)Sócia mantenedora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro.

Fernanda Nardoni

LEFE/USP

Realizou Programa de Aprimoramento Profissional (PAP) em Psicologia Hospitalar no Centro de Referência de Saúde da Mulher - Hospital Pérola Byington, com Trabalho de Conclusão de Curso intitulado ?O Psicólogo Hospitalar sob o olhar dos demais profissionais do Centro de Referência em Saúde da Mulher?. Foi estagiário no serviço de Atendimento em Plantão Psicológico realizado pelo LEFE na Clínica-Escola do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, no Hospital Universitário da USP e no Hospital Infantil Sabará. Tem experiência na área de Atenção Psicológica em Instituições e Psicologia Hospitalar.

Ida Cardinalli

ABD/PUC-SP

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica, mestre e doutora em Psicologia pela mesma instituição. Professora do Curso de Graduação de Psicologia da PUC/SP e do Curso de Pós-Graduação em Psicologia Clínica na PUC/SP. Atualmente, é Diretora da Clínica Psicológica "Ana Maria Poppovic" - Núcleo Extensionista da Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde - Psicologia - Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Membro efetivo da Associação Brasileira de Daseinsanalyse (ABD) e da International Federation of Daseinsanalysis - Zurique- Suiça.

Maria Bernadete M. F. Lessa

IFEN

Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial pelo IFEN. Pesquisadora pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, CNPQ na linha de Pesquisa Psicologia Clínica e Filosofia da Existência e Pesquisadora pelo Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial do Rio de Janeiro (LAFEPE). Sócia fundadora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro.

Pedro Vitor B. Milanesi

LEFE/USP

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2006) e mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2009) e Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (2017). É professor do Centro Universitário Herminio Ometto de Araras. Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pesquisa fenomenológica, prática psicológica em instituições de saúde e aconselhamento psicológico.