Palestrantes

Adria de Lima Sousa

Rede Existências

Doutora em Psicologia, UFSC. Mestra em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas, especialista em psicologia clínica pelo Conselho Federal de Psicologia e especialista em psicologia existencialista sartriana pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Graduação em psicologia pelo Centro Univesitário do Norte. Sócia fundadora da Rede Existências. Atualmente atua como psicoterapeuta e supervisora clínica. Realiza pesquisas sobre psicologia clínica existencialista e psicologia ambiental.

Alexandre Yamaguti

Instituto Dasein/PUC-SP/USCS

Psicólogo, Mestre e Doutorando em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Atua como docente no curso de Especialização em Psicologia Fenomenológico-existencial pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) ministrando a disciplina de Daseinsanálise; Coordena o Grupo de Estudos do Instituto Dasein (ID) com foco na leitura de textos da Daseinsanálise Clínica e Psiquiátrica; Pesquisa atualmente a recepção da Daseinsanálise no Brasil; Atua como daseinsanalista e supervisor clínico em consultório particular nas modalidades presencial e on-line.

André Pimenta de Melo

Revista Outro Pensar (Instituto Dasein) / ABRAMD-Fenomenologia

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2015), Residência em Saúde Mental(2018) e Mestre em Saúde Coletiva (2022) pela Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Membro do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (LEIPSI) desde 2016 e do Coletivo de Estudos e Apoio Paideia desde 2019. Foi professor do Curso de Especialização (2018-2020) da FCM-UNICAMP em Saúde da Família: Atenção e Gestão do Cuidado na Atenção Básica”. Atualmente é co-coordenador do núcleo de Fenomenologia da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas ABRAMD, também compondo a Diretoria Nacional da ABRAMD durante a gestão 2021-2023. Membro da Equipe Editorial da Revista Outro Pensar. Colaborador das páginas Fenomenologia e Saúde e do Coletivo Psicologia das Descolonização. Autor do livro “Autopoiese e Psicologia: Por uma Cognição além da Lógica da Representação’’. Possui experiência de assistência em múltiplos equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial, como também em consultório.

Angélica Glória

Psicóloga e mestre em Psicologia Social, tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Psicologia Social, Psicologia e Sexualidade, Saúde Mental de Mulheres Lésbicas, atuando principalmente nos seguintes temas: lesbianidade, autismo, e teorias do cuidado.

Bruno Ramos Gomes

Doutor em Saúde Coletiva pela FCM- UNICAMP. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), e mestrado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP (2011). Atua principalmente nos seguintes temas: drogas, redução de danos, vulnerabilidade, crianças e adultos em situação de rua, direitos humanos, ayahuasca, ibogaína, Uso de plantas e substâncias no tratamento de dependência.

Carol Potiguara

Carolina Potiguara é o nome artístico de Carolina Camargo de Jesus, nascida em 1983 na cidade do Rio de Janeiro. Mestiça de ascendência Potiguara da Paraíba. Vive atualmente em Contexto Urbano. Carolina, também é professora de História, Contadora de Histórias, Arte Educadora com certificado, Artesã, atuando com a produção de Artesanatos Indígenas. Seu percurso acadêmico se iniciou em Niterói, na Faculdade de História da UFF, seus estudos e suas pesquisas acadêmicas se dedicam aos seguintes temas, Políticas Lingüísticas, Identidades étnicas, Territórios Culturais, processos de auto-afirmação, reconstrução de identidades lingüística, formas de construção Bioclimáticas, técnica e estéticas das artes indígenas brasileiras. Cursando Mestrado no Museu Nacional UFRJ – 2017-2020, no Departamento de Lingüística (PROFLLIND – UFRJ). Oferece Cursos de Capacitação na área de Educação Escolar Indígena, com a rede de educação em Angra dos Reis, Rio das Ostras, Maricá (2019-2020). Participou com a produção de artesanato indígena na Exposição no Curso de Arquitetura Bioclimática no espaço cultural do Maquinho em Niterói, de 2018-2020. Oferece oficinas e Palestras sobre as técnicas, estéticas e artesanatos indígenas, oferece formação de profissionais de educação, com as Agentes Culturais da Rede Municipal de Educação de Maricá, de 2019-2020. Atua como Assessora Educacional da Coordenação de Educação Integral de Maricá – SME – PROMETI (2020) Carolina Potiguara - Apresentação de Cantos e Danças Indígenas no Museu de Arte e Origens – 2018- RJ.

Cristine Mattar

UFF

Psicóloga (UFF - 1994), mestre em Psicologia (UFF - 2003), doutora em Psicologia Social (UERJ - 2011) e pós-doutora em Filosofia (Universidade de Évora, (2020). Professora Associada Departamento de Psicologia da UFF/Campus Niterói. Coordena o Laboratório de Estudos, Pesquisas e Extensão em Fenomenologia, Hermenêutica e Psicologia. Professora do Programa de Pós-Graduação Psicologia e Estudos da Subjetividade, área de concentração Subjetividade e Clínica. Pesquisa as interfaces entre Psicologia, Filosofia e Clínica psicoterápica, com ênfase em: fenomenologia-hermenêutica; expressões e interpretações do mal-estar no contemporâneo; prevenção e clínica da depressão; pensamento decolonial e realidades brasileiras.

Danielle Pisani de Freitas

ABD

Terapeuta e supervisora clínica. Psicóloga pela PUC-SP em 1996, Mestre em filosofia pela University of Columbia - Missouri em 1999. Supervisora clínica do Instituto Fazendo História desde 2006 e Membro da ABD - Associação Brasileira de Daseinsanalyse desde 2011

Elaine Lopez Feijoo

IFEN

Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial pelo IFEN. Pesquisadora pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, CNPQ na linha de Pesquisa Psicologia Clínica e Filosofia da Existência e Pesquisadora pelo Laboratório de Fenomenologia e estudos em Psicologia Existencial do Rio de Janeiro (LAFEPE) Sócia mantenedora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro.

Erica Burman

Discourse Unit

Erica Burman é coordenadora do Discourse Unit (juntamente com Ian Parker). Erica Burman é pesquisadora feminista e da infância, supervisora e consultora sobre questões de desigualdade em relação à “raça”, gênero e classe social, particularmente sobre questões relacionadas à saúde mental e intersecções entre violência do estado e violência inter-pessoal. Burman é também analista de grupo.

Flávia Moreira Protasio

IFEN

Psicóloga. Possui Formação em Psicologia Clínica e em Psicoterapia Infantojuvenil na Perspectiva Fenomenológico-Existencial. Sócia Mantenedora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial (IFEN). Atua como Psicóloga Clínica em consultório.

Gilberto Safra

USP

Professor titular da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1976), Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1984) e Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (1990). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: Psicanálise, Psicologia da Religião, Intervenções e Consultas terapêuticas. Trabalho na perspectiva da Psicanálise inglesa (Winnicott, Milner) em diálogo com a filosofia e a literatura russa. Em suas pesquisas utiliza diálogos com Dostoevsky, Pavel Florensky, Vladimir Solovyov, Yannaras, Horujyi

Guilherme Guimarães

ABRAMD-Fenomenologia

Psiconauta e Redutor de Danos, Psicólogo formado pela PUC, Coordenador de grupos e de estagiários no PROAD e coordenador da ABRAMD Fenomenologia.

Joelson Tavares Rodrigues

UFRJ

Médico psiquiatra, Mestre e Doutor em Psicologia. Professor Adjunto de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ – Campus Macaé. Coordenador do projeto de pesquisa "Medicina, Psiquiatria e Sofrimento Psíquico na Era da Técnica". Coordenador do projeto de extensão "Mentes em Ação: Saúde Mental e Cinema". Exerceu a função de Presidente e Vice-presidente da Fundação Educacional de Macaé – FUNEMAC - de 2007 a 2012. Foi Subsecretário Municipal de Ciência e Tecnologia de Macaé – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico - da Prefeitura Municipal de Macaé nos anos de 2013 e 2014 e Presidente do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia - IMCT - nos anos de 2015 e 2016. Tem experiência em Medicina, com foco em Psiquiatria e Psicologia Médica e em Gestão Pública, especialmente nas áreas de Educação Superior, Ciência e Tecnologia. Tem particular interesse pela inter-relação entre Medicina e Ciências Humanas, sobretudo Filosofia e Psicologia

João Augusto Pompéia

ABD

Psicólogo pela PUC-SP em 1971; Psicólogo clínico atuando desde 1972; Professor do curso de Psicologia da PUC-SP de 1971 a 2007; Coordena a criação do 1º núcleo de Fenomenologia e Daseinsanalyse na PUC-SP – 1991-1993; Participa da fundação da Associação Brasileira de Daseinsanalyse em 1974; Professor e supervisor da Associação Brasileira de Daseinsanalyse.

Maldonado-Torres

Rutgers University (New Brunswick)

Professor associado do Departamento de Estudos Latinos e Caribenhos e do Programa de Literatura Comparada da
Rutgers University (New Brunswick). Foi presidente da Associação Caribenha de Filosofia (2008-2013). Autor de diversos artigos e livros, entre eles: Against War: Views from the Underside of Modernity(Duke University Press, 2008);
La descolonization y el giro de(s)colonial_(Universidad de la Tierra, Chiapas, Mexico, 2012). Atualmente está trabalhando em dois livros: Fanonian meditations e Theorizing the decolonial turn.

Marco Casanova

Instituto Dasein/UERJ

Doutor em filosofia pela UFRJ/Universidade de Tübingen, Pós-doutorado – Universidade de Freiburg, Professor Associado do Departamento de Filosofia da UERJ, Autor de O instante extraordinário: Vida, história e valor na obra de Friedrich Nietzsche (2003), Nada a caminho: Impessoalidade, niilismo e técnica no pensamento de Martin Heidegger (2006), Compreender Heidegger (2009), A eternidade frágil: Ensaio sobre temporalidade na arte (2013), A falta que Marx nos faz (2017), Mundo e historicidade I (2017) e II (2020), Tédio e tempo (2020), A persistência da Burrice (2020) e Existência e transitoriedade (2021), além de tradutor de um grande conjunto de obras de pensadores alemães como Martin Heidegger, Max Scheler, Friedrich Nietzsche, Wilhelm Dilthey entre outros.

Maria de Fátima de Almeida Prado

ABD

Psicóloga formada pela PUC-SP em 1979. Terapeuta e supervisora -Daseinsanalista. Presidente da ABD - Associação Brasileira de Daseinsanalyse. Vice-presidente da IFDA- International Federation for Daseinsanalysis. Autora de diversos artigos publicados na revista Daseinsanalyse, da ABD.

Myriam Moreira Protasio

IFEN

Psicóloga. Doutora em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro IFEN. Pesquisadora pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, CNPq Brasil. Sub-coordenadora do projeto de extensão Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial - LAFEPE-UERJ. Sócia fundadora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro.

Nilson Lucas Dias Gabriel

NUCAFE

Mestre (2019) e doutorando em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (PPI-UEM). Professor de graduação, especialização e supervisor de estágio clínico em Psicologia Fenomenológica e Existencial. Pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros (NEIAB-UEM) e do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisa em Fenomenologia e Existencialismo (LIEPPFEX/CNPq). Atualmente dedica-se ao estudo e à pesquisa das relações entre Frantz Fanon, Fenomenologia e Existencialismo. Autor do livro: A Liberdade em Frantz Fanon: a existência aos olhos dos condenados.

Pedro Vitor Milanesi

LEFE-USP

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela PUC-Campinas, Doutor em Psicologia pelo IP-USP. É membro do Laboratório de Estudos em Fenomenologia Existencial e Prática em Psicologia (LEFE-IPUSP) e docente do Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto (FHO).

Roberto Kahlmeyer-Mertens

UNIOESTE

Doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj; atualmente é Professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, na qual leciona e orienta dissertações e teses para o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (Mestrado e Doutorado). Professor colaborador do Mestrado em Filosofia da Universidade Estadual de Maringá – UEM. Membro associado da Sociedad Iberoamericana de Estudios Heideggerianos – SIEH, Sócio efetivo da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica – AFFEN, Membro efetivo da Sociedade
Brasileira de Fenomenologia – SBF, dedica-se aos estudos de Heidegger desde o ano de 1995, assinando capítulos em coletâneas, além de inúmeros artigos publicados em revistas periódicas nacionais e internacionais. Entre seus principais livros estão: Linguagem e método (FGV, 2007); Heidegger & a educação (Autêntica, 2008); 10 Lições sobre Heidegger (Vozes, 2015) e 10 Lições sobre Gadamer (Vozes, 2017). É Editor-Chefe e Fundador da AORISTO - International Journal of Phenomenology,
Hermeneutics and Metaphysics.

Zuleica Pretto

Psicóloga. Doutora e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Docente em Cursos de Graduação em Psicologia, com atividades de ensino, pesquisa e extensão, entre 2003 e 2021. Professora em Cursos Pós-graduação lato sensu e de Espaços Formativos em Psicologia Existencialista Sartriana. Coordenadora do Curso de especialização em Psicologia Existencialista Sartriana (UNISUL), entre 2010 e 2021. Pesquisadora voluntária do Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial (PSICLIN/UFSC), e do Núcleo Modos de Vida, Família e Relações de Gênero (MARGENS/UFSC). Membro da Associação Nacional da Rede de Pesquisadores e pesquisadoras da Juventude Brasileira – REDEJUBRA. Psicoterapeuta no Espaço Biografias - Atividades em Psicologia, Florianópolis/SC. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em temas como: intervenção psicoterapêutica individual e com grupos, infâncias, famílias, gerações, estudos de gênero, territorialidades. Autora do livro As infâncias em um bairro em processo de urbanização: o ponto de vista das crianças (2021), pela Editora Appris, e de artigos relacionados à Psicologia e seus fenômenos.

Alexandre Cabral

UERJ/ID

Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Bennett, bacharel eclesiástico em Filosofia pelo Seminário São José do Rio de Janeiro, bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST), licenciado em Teologia pela Universidade Santa Úrsula, mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, doutor em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e doutor em Teologia na PUC-RJ. Professor adjunto do departamento de Filosofia da UERJ e professor de Filosofia do Instituto Federal Colégio Pedro II.

Ana Andréa Maux

Poiesis

Psicóloga, Especialista em educação sexual, Mestre e Doutora em Psicologia (UFRN). Psicóloga do TJRN, membro do Núcleo de Psicologia Fenomenológica- Poiesis, membro-pesquisadora do GESDH, Presidenta do Conselho Regional de Psicologia 17ª Região.

André Sendra de Assis

Instituto Dasein

Psicólogo, supervisor clínico e professor. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora (UÉvora/CAPES). Autor do livro ´Intimidade como método clínico´ pela editora Via Verita. Membro do conselho editorial da Revista Outro Pensar. Sócio fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica.

Antonia Tonus

SBPFE

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (1995) e mestrado em Psiquiatria pelo Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (2003). Atualmente é médica psiquiatra - Consultório Médico Privado, membro do corpo clínico da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno- Estrutural, professora convidada da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e médica psiquiatra do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ensino em Psicopatologia Geral e Fenomenológica.

Camila Leão Gadelha

Rede Existências

Especialista em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia Fenomenológico-Existencial do Rio de Janeiro (IFEN). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Sócia Fundadora da Rede Existências. Atuação com Psicologia Clínica e Psicoterapia há 10 anos. Experiência no atendimento presencial e on-line infantil, adulto, incluindo autistas, casais e brasileiros imigrantes. Pesquisas na área de psicoterapia fenomenológico-existencial, autismo e psicoterapia online.

Clarice Saliby

Doutoranda em filosofia na UERJ, com pesquisa sobre Umbanda como filosofia de re-existência, sob orientação de Alexandre Marques Cabral. Mestre em Comunicação na Escola de Comunicação da UFRJ, concluído em 2019. A pesquisa sobre o tabu da morte e o cinema documental será publicada pela editora Chiado Books, com lançamento previsto para outubro de 2022. Graduada em cinema, a cineasta dirigiu o curta-metragem Efeito Casimiro, vencedor de 8 prêmios e o longa-metragem Boa Noite, que estreou no Festival Internacional de Documentários "É Tudo Verdade" 2020, dentre outros. Ministra aulas de documentário em cursos livres e pós-graduações.

Cíntia Guedes Bezerra

Poiesis

Possui Graduação em Psicologia (UFRN, 2008),
Mestrado em Psicologia Social (UFRN, 2010) e Doutorado em Psicologia Clínica (UFRN, 2016). Psicóloga da Divisão da Atenção à Saúde do Estudante (DASE), da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAE/UFRN. Pesquisadora do GESDH/UFRN/CNPq). Membro do Núcleo de Psicologia Fenomenológica-POIESIS.

Debora Elianne Rodrigues de Souza

NUCAFE

Psicóloga clínica, Professora Universitária e Supervisora de Estágios em cursos de graduação em Psicologia. Experiência profissional no contexto do SUAS - Sistema Único de Assistência Social no âmbito da Proteção Social Especial, atuando diretamente com situações de violência/violação de direitos. Mestrado pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP. Especialização em andamento em Psicologia Clínica Fenomenológico-Existencial pelo Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenologica Existencial.

Elza Dutra

Poiesis

Psicóloga e Psicoterapeuta. Professora Titular de Psicologia Clínica Fenomenológica no PPgPsi-UFRN. Líder do GESDH/UFRN/CNPq. Membro do GT- Psicologia e Fenomenologia-ANPEPP. Idealizadora e Coordenadora do Núcleo de Psicologia Fenomenológica- POIESIS.

Fabiano Lemos

Professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui doutorado (2009), mestrado (2004) e graduação (2002) em FILOSOFIA pela UERJ, e pós-doutorado em filosofia política e educação pela PUC-Rio (2012), além de doutorado sanduíche na Universidade de Stanford, Califórnia, sob a co-orientação do professor Hans Ulrich Gumbrecht. Suas pesquisas tratam de Nietzsche, do Romantismo Alemão e da arqueologia-genealogia de Foucault.

Flávio Guimarães-Fernandes

SBPFE

Médico Psiquiatra da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno- Estrutural. Pesquisador em Estudos Qualitativos pela Universidade de São Paulo.

Giovanni Perruci Ribeiro

LACLIFEP

Psicólogo, mestrando em Psicologia Clínica na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e pesquisador vinculado ao Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial - LACLIFEP/UNICAP.

Guilherme Messas

SBPFE

Médico, psiquiatra, mestre e doutor em psiquiatria pela FMUSP. Membro fundador da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno-Estrutural (SBPFE). Membro ativo da seção de filosofia e humanidades em psiquiatria da Associação Psiquiátrica Mundial e do centro de colaboração para práticas baseadas em valores na saúde e cuidado social, de Oxford.

Jordy Tamura

ABRAMD-fenomenologia

Psicólogo formado pela PUC-SP, psicoterapeuta, membro do coletivo Núcleo Fronteiras Populares e administrador do canal Fenomenologia e Saúde.

Klessyo do Espirito Santo Freire

Rede Existências

Psicólogo e supervisor clínico, mestre em educação e doutorando em psicologia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Formação em clínica
fenomenológico existencial pelo Instituto Fenomenológico Existencial do Rio de Janeiro (IFEN). Coordenador do projeto de acolhimento CULTS/Psiu na UFBA. Professor de cursos
de graduação e pós graduação em Psicologia. Sócio fundador da Rede Existências.

Marcelo Sodelli

PUC-SP

Pós-doutorando pela UERJ, com tutoria do Professor Dr. Marco Antonio Casanova, desenvolvendo estudos sobre a clínica em fenomenologia hermenêutica. Doutor em Psicologia da Educação pela PUC SP. Professor Assistente-Doutor do Curso de Psicologia da PUC-SP, membro da Equipe de Fenomenologia, Coordenador do Núcleo Psicologia e Vulnerabilidades

Maria Bernadete Lessa

IFEN

Psicóloga. Especialista em Psicologia Clínica na Perspectiva Fenomenológico-Existencial pelo IFEN. Pesquisadora pelo Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil, CNPQ na linha de Pesquisa Psicologia Clínica e Filosofia da Existência e Pesquisadora pelo Laboratório de Fenomenologia e Estudos em Psicologia Existencial do Rio de Janeiro (LAFEPE). Sócia fundadora do Instituto de Psicologia Fenomenológico-existencial do Rio de Janeiro.

Matheo Bernardino

NUCAFE

Transhomem, Psicólogo Clínico, graduado em Psicologia pela FAE - Centro Universitário, e mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Paraná. É pesquisador de temas relacionados à gênero, transmasculinidades e corporeidade. É voluntário no Transgrupo Marcela Prado, onde realiza acompanhamento psicológico de pessoas trans, e membro da Articulação Nacional de Psicólogues Trans (ANP Trans).

Myrna Coelho

Psicóloga. Mestre em Estética e História da Arte (USP), doutora pelo PROLAM-USP e pós-doutora pelo IP-USP. Coordenadora do curso “Feminismo e Fenomenologia” do Instituto Sedes Sapientiae, Professora do NUCAFE e do Instituto Dasein.

Paulo Evangelista

LAPS-UFMG

Professor do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ministrando aulas na graduação e na pós-graduação. Doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, Mestre em Filosofia e graduado em Psicologia pela PUC-SP. Sub-coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-Terapia e Análise Existencial - UFMG. Coordenador do Grupo de Pesquisa CNPq “Psicologia, Fenomenologia Existencial e Contemporaneidade”. Membro do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade (LAPS) da UFMG. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em psicologia fenomenológico-existencial e Daseinsanalyse.

Priscila Bustamante

ABRAMD-Fenomenologia

Psicóloga formada pela PUC-SP e pós graduanda em psicologia fenomenológica- existêncial pela USCS. Propõe grupos de estudo na temática da psicopatologia contemporânea em diálogo com a fenomenologia e atua no acolhimento psicológico em coletivo de Redução de Danos no contexto de festas.

Tito Marques Palmeiro

Professor do departamento de Filosofia da UERJ. Estuda o sentido do contemporâneo e sua relação com a tradição, interrogando particularmente as interações entre arte, saber e técnica. É autor de diversos artigos em periódicos acadêmicos que procuram aprofundar novas possibilidades do pensamento contemporâneo.

Alexandre Trzan-Ávila

NUCAFE

Pós-Doutorando em Filosofia no Centro de Filosofia, Política e Cultura na Universidade de Évora (Portugal), sob orientação da Dra. Irene Borges Duarte. Doutor e Mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGPS/UERJ). Especialista em Psicologia Clínica. Docente e supervisor de estágio na USU. Coordenador Geral do Núcleo de Clínica Ampliada Fenomenológica Existencial (NUCAFE). Professor convidado dos cursos de Especialização/Formação em Psicologia Fenomenológico-Existencial na Poiesis, Isecensa, Instituto Epokhé e IFEN. Conselheiro Efetivo do CRP-RJ (2019-2022). Pesquisador no campo do pensamento fenomenológico-existencial, gênero e decolonialidade. Autor do livro: Identidade de gênero: performatividade, ser-aí e subversões. Rio de Janeiro: Edições IFEN, 2019. E organizador do livro: Psicologia, Fenomenologia e Questões Decoloniais: Interseções. Rio de Janeiro: Via Verita, 2022.

Ana Maria Feijoo

IFEN

Graduada em Psicologia pela Faculdade de Humanidades Pedro II (1976), mestra em Psicologia pela Fundação Getúlio Vargas RJ (1983) e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), com pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011).

Andrés Eduardo Aguirre Antúnez

Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista; Especialização em Psicologia da Saúde pela Escola Paulista de Medicina (CAPES), Mestrado em Saúde Mental (FAPESP), Doutorado em Ciências (FAPESP) e Pós-doutorado (FAPESP) em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Universidade Federal de São Paulo; É membro da Société Internationale de Psychopathologie Phénoméno-structurale e Société Internationale Michel Henry.

Beto Machado

Instituto Dasein

Psicólogo graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Doutor em Filosofia pela Universidade de Évora, Portugal (CAPES 2018), sob orientação de Irene Borges-Duarte e Marco Casanova. Sócio-fundador do Instituto Dasein de Psicologia hermenêutico-fenomenológica. Atua como psicoterapeuta, supervisor clínico e professor.

Carmem Barreto

LACLIFEP/UNICAP

Doutorado em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora. Professora/pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Universidade Católica de Pernambuco. Coordenadora do Laboratório de Pesquisa em "Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial - LACLIFEP. Autora de diversos capítulos em livros e artigos científicos.

Cleison Guimarães Pimentel

Rede Existências

Psicólogo e psicoterapeuta de orientação daseinsanalítica. Doutorando em Filosofia (UERJ) e mestre em Psicologia (UFAM). Especialista em Psicologia Clínica
Fenomenológica-Existencial (UNIFEG) e especialista em Saúde Coletiva (UCAM). Professor, supervisor clínico e pesquisador na área da Daseinsanálise Hermenêutica e suas contribuições para a terapia e sofrimento psíquico. Sócio-fundador da Rede Existências.

Daniela Ceron-Litvoc

SBPFE

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Psiquiatra. Presidente da Sociedade Brasileira de Psicopatologia Fenômeno- Estrutural. Pesquisadora em Estudos Qualitativos pela Universidade de São Paulo.

Deborah Guimarães

Revista Outro Pensar (Instituto Dasein)

É graduada (2011), mestra (2014) e doutora (2019) em Filosofia pela UNIFESP. Atua como editora do periódico Ekstasis (Qualis Capes B2), leciona no curso de Especialização em Psicologia fenomenológica do Instituto Dasein, trabalha como revisora e produtora de conteúdo digital na editora Via Verita e realiza estágio de pós-doutorado em Filosofia na UERJ.

Emily S. Lee

California State University (Fullerton)

Emily S. Lee é professora de filosofia na California State University em Fullerton. Seus interesses de pesquisa incluem filosofia feminista, filosofia de raças e fenomenologia. Ela publicou artigos em fenomenologia e epistemologia sobre a  corporação de mulheres não-brancas. Ela é a editora de "Living Alterities: Phenomenology, Embodiment and Race".

Fabíola Pozuto

SOBRAPHE

Pós-doutoranda pela Faculdade de Ciências Médicas da SantaC asa de São Paulo, doutora em Psicologia pela USP, mestre em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e possui graduação em Psicologia pela Universidade Metodista de São Paulo (1995). Membro Sobraphe. Atua em pesquisas nos seguintes temas: fenomenologia, prática clínica, analítica existencial, espacialidade, corporeidade, temporalidade, psicopatologia e tonalidades afetivas.

Gabriel Becher

SBPFE

Psiquiatra e Psicoterapeuta pelo IPq-HCFMUSP. Membro da SBPFE.

Gláucia Corrêa

Taróloga e 25 anos de profissional do sexo.

Ian Parker

Discourse Unit

Ian Parker é um dos coordenadores, juntamente com Erica Burman, do Discourse Unit; editor responsável pelo Annual Review of Critical Psychology; secretário executivo do Manchester Psychoanalytic Matrix; membro do coletivo editorial da Asylum Magazine e colaborador do IV Internacional. É pesquisador, supervisor e consultor em psicologia crítica e psicanálise.

José Paulo Giovanetti

LAPS-UFMG

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora Medianeira (1974), graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1981), especialização em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1975), mestrado (1983), doutorado (1986) e pós-doutorado (1991) em Psicologia pela Université Catholique de Louvain (Bélgica). Professor aposentado da UFMG. Atualmente, professor do Curso de Especialização em Psicologia Clínica: Gestalt-terapia e Análise existencial. Autor de numerosos artigos e dos livros: “Psicoterapia fenomenológico-existencial: fundamentos filosófico-antropológicos” e “Psicoterapia antropológica. As contribuições de Binswanger e Gendlin”

Laiz Maria Silva Chohfi

LEFE-USP

Professora Doutora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, por onde também é graduada e mestre. É doutora em dupla-titulação em Psicologia pela USP e em Filosofia pela Universidade de Évora (Portugal).

Marcelo de Mello Rangel

É professor do Departamento de História da Universidade Federal de Ouro Preto e dos Programas de Pós-Graduação em História e Filosofia da UFOP. É bolsista de produtividade do CNPq e publicou recentemente "Da ternura com o passado. História e pensamento histórico na filosofia contemporânea", "A história e o impossível. Walter Benjamin e Derrida" e "Hoje, Walter Benjamin

Maria Madalena Magnabosco

LAPS-UFMG

Graduação em Psicologia (Licenciatura, Bacharelado e Formação de Psicólogo) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1983); Formação e Especialização em Psicologia Clínica (SID APA - BH - 1983 a 1993); Especialização em Psicopedagogia (1994 - Cepemg);Especialização em Ensino a Distância (2009 - Uniube); Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998); Doutorado em Literatura Comparada pela niversidade Federal de Minas Gerais (2002) e Pós Doutorado em Estudos Culturais pelo PACC - UFRJ (2007). Atuações na área acadêmica: Professora Faculdade Fumec (Curso Psicologia).Professora do curso de pós-graduação em Análise Existencial e Gestáltica (UFMG Belo Horizonte) e do curso de Saúde Mental e Fenomenologia da Faculdade de Ciências Médicas deMG. Psicologia Clínica (Abordagem Fenomenológico-Existencial - desde 1983). Coordenadora do Núcleo ABRAPSO de Belo Horizonte - Gestão 2015. Membro da Associação Latinoamericana dePsicoterapia Existencial e Membro Honorário da Associação Peruana de Psicologia

Melina Rebouças

Poiesis

Psicóloga clínica, Doutora em Psicologia - UFRN; Especialista em Psicologia Clínica na perspectiva Fenomenológico-Existencial - UFRN; Membro do Núcleo Poiesis; Pesquisadora GESDH/UFRN

Márcio de Jagun

Professor de cultura e idioma ioruba (Prolem/Uff), Professor de filosofia ioruba (Cepuerj/Uerj), graduado em Direito, Mestre em Educação, Doutorando em Filosofia, ex Superintendente Estadual de Promoção da Liberdade, atualmente Coordenador Executivo da Diversidade Religiosa do Município do Rio de Janeiro, Religiosa do Estado do Rio de Janeiro, Babalorixa do Ilé Àṣẹ Àiyé Ọbalúwáiyé e escritor com sete livros publicados sobre cultura e religiosidade ioruba.

Pedro Pereira Cavalcante Filho

LACLIFEP

Engenheiro, mestre e doutorando em Psicologia Clínica na Universidade Católica de Pernambuco
(UNICAP) e pesquisador vinculado ao Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial – LACLIFEP/UNICAP. E-mail: ppcaval@gmail.com

Priscilla Glaser

ABRAMD-Fenomenologia

É mestre em Psicologia da Educação pela PUC-SP e graduada em Psicologia pela mesma instituição. Trabalha como psicoterapeuta (de crianças, adolescentes, adultos, casal e grupo) e também como supervisora clínica. Tem experiência como docente, supervisora de estágio clínico e pesquisadora em curso de graduação de Psicologia e em pós-graduação de Psicologia Fenomenológica. É supervisora clínica no programa Com Tato (Instituto Fazendo História), que oferece atendimento psicoterapêutico a crianças e adolescentes em situação de acolhimento. Atua na área de drogas em duas direções: atendimento clínico e educação preventiva ao uso problemático de drogas. É membro do núcleo de Fenomenologia da ABRAMD (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas) e foi coordenadora do núcleo de Educação da mesma instituição.

Túlio Luiz Santos Pereira Henriques

LACLIFEP

Psicológo, psicoterapêuta, mestre e doutorando em Psicologia Clínica na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) e pesquisador vinculado ao Laboratório de Psicologia Clínica Fenomenológica Existencial e Psicossocial – LACLIFEP/UNICAP.