Minicursos

Além da programação regular do Congresso, disponibilizamos minicursos especiais com alguns de nossos palestrantes internacionais. Quando não apresentados em português, serão traduzidos ao longo do minicurso pelo Prof. Dr. Marco Casanova.

A inscrição no Congresso não inclui o acesso aos minicursos. Os minicursos devem ser adquiridos juntamente com a compra do ingresso geral do Congresso ou posteriormente à inscrição neste  (não é possível a inscrição somente nos minicursos).
Inscreva-se aqui.

 
Palestrantes confirmados para os minicursos

Alfried Längle

International Society for Logotherapy and Existential Analysis

04 de julho das 09h às 12h

Alfried Längle, médico doutor, professor, nascido em 1951 na Áustria, estudou medicina e psicologia nas Universidade de Innsbruck, Roma, Toulouse e Viena. Depois de anos de trabalho hospitalar em medicina geral e psiquiatria ele começou a prática particular de psicoterapia, medicina geral e psicologia clínica em Viena (desde 1982). Colaborou de perto com Viktor Frankl de 1981 a 1991. Fundador (1983) e presidente (até 2017) da Sociedade Internacional de Logoterapia e Análise Existencial (Viena). Professor de muitas universidades na Europa e América. Professor de psicologia aplicada (psicoterapia) na Escola Superior de Economia de Moscou (desde 2004), na Universidade Sigmund Freud em Viena (2011) e na Universidade de Klagenfurt, na Áustria (desde 2006). Fundador da escola de treinamento em Psicoterapia Analítico-Existencial. Vice-presidente da Federação Internacional de Psicoterapia (IFP, 2002 - 2010). Seis cadeiras honorárias em medicina e psicologia.

Título do minicurso: Exercício fenomenológico - Elementos práticos de sua aplicação e dificuldades

Françoise Dastur

Universidade de Nice Sophia Antipolis - Ecole française de Daseinsanalyse

03 de julho de 2021, das 9h às 12h

Françoise Dastur é uma filósofa francesa, historiadora da filosofia e tradutora, nascida em 1942 em Lyon. Lecionou na Universidade de Paris I (Sorbonne) de 1969 a 1995, na Universidade de Paris XII (Créteil) de 1995 a 1999 e na Universidade de Nice Sophia-Antipolis de 1999 a 2003. Ela é Professora Emérita do Universidade de Nice Sophia-Antipolis, anexada aos Arquivos Husserl de Paris (ENS). Seu trabalho se concentra na fenomenologia alemã e francesa, daseinsanálise e interpretação de Hölderlin. Publicou vários livros e artigos, nomeadamente sobre Edmund Husserl, Martin Heidegger, Maurice Merleau-Ponty, Jacques Derrida, Paul Ricoeur, Hans Georg Gadamer. Seu livro Daseinsanálise, escrito conjuntamente com Philippe Cabestan, foi lançado em português pela editora Via Vérita em 2015.

Título do minicurso: Daseinsanálise e psicanálise: o tema do inconsciente

É necessário formular o tema do inconsciente e da relação entre daseinsanálise e psicanálise, uma vez que as figuras centrais da Daseinsanálise, Ludwig Binswanger and Medard Boss, tiveram uma relação bem próxima com Freud. Como nós veremos, especialmente a partir do lado de Medard Boss, a crítica daseinsanalítica da psicanálise freudiana concerne de maneira central a teoria de Freud, mas não sua prática.

Angela Woods

Universidade de Durham

26 de junho de 2021, das 9h às 12h

Angela Woods é professora de ciências humanas com especial interesse por questões médicas na Universidade de Durham. Ela é uma pesquisadora interdisciplinar que trabalha na intersecção de teoria cultural, estudos literários, e filosofia. Seus interesses de pesquisa incluem o estudo de relatos teóricos e subjetivos da experiência psicótica, identidade narrativa, e o papel da narrativa nas ciências humanas com ênfase em questões médicas.

Título do minicurso: Escutando vozes: Trajetórias de personificação.

Carlos Morujão

AFFEN/UCP

27 de junho de 2021, das 09h às 12h

Carlos Morujão é Professor Associado com Agregação da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, Coordenador da Área Científica de Filosofia e membro da Direção do CEFi. Doutorou-se em 2002 com uma tese intitulada Schelling e o Problema da Individuação. Coordenou, entre 2007 e 2011, o projeto de investigação «A Recepção da Revolução Francesa pela Filosofia Alemã dos finais do século XVIII e inícios do século XIX», financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. É sócio fundador da Associação Portuguesa de Filosofia Fenomenológica e antigo membro da Direção. As áreas em que investiga atualmente são a filosofia de Kant, a filosofia do neo-kantismo e a Fenomenologia de Husserl. Tem livros e artigos publicados em Portugal, Espanha, França e Alemanha.

Título do minicurso: A contribuição de Ludwig Binswanger para uma

Antropologia Filosófica de base fenomenológica

  • 580b57fcd9996e24bc43c543

Informações Gerais

  • Facebook Classic
  • Instagram ícone social
  • 580b57fcd9996e24bc43c543

Suporte Técnico